OBJETIVOS

  • Construir algoritmos
  • Compilar e executar um programa usando um IDE (o Code::Blocks)
  • Executar um programa a partir do sistema operativo

 

EXERCÍCIOS

 

1.     (P3 do Cap.1) Crie um algoritmo que receba três valores inteiros que representam as horas, minutos e segundos desde as 00h00, e que retorne o número total de segundos desde as 00h00.

 

2.     Crie um algoritmo que obtenha do utilizador (humano) o seu ano de nascimento e um outro ano posterior a esse, e que lhe responda qual a sua idade no final do segundo ano indicado.

 

3.     Esteja atento às explicações sobre a compilação em C++, e sobre a utilização do Code::Blocks. Tire apontamentos. No final, repita as tarefas que viu serem executadas.

 

4.     (P1 do Cap.1) Escreva um algoritmo que receba um número inteiro e que indique se este é primo ou não. A máquina na qual o algoritmo vai ser executado é capaz de somar, determinar restos da divisão inteira, e armazenar números.

 

5.     (P2 do Cap.1) Para a mesma máquina considerada na questão anterior, crie um algoritmo que indique todos os números primos que sejam inferiores a um dado limite superior recebido. Este algoritmo deverá utilizar o algoritmo da questão anterior.