Sumários

prática #14

24 maio 2012, 09:30 Célia Maria Santos Cardoso de Jesus

Resolução do problema 11.


Redes hídricas (conclusão) e coordenação hidro-térmica

24 maio 2012, 08:00 Luis Marcelino Ferreira

Conclusão do Problema 12.Árvore da solução base. Noção de potencial nos nós da rede linear. Como se calculam os potenciais em todos os nós. A diferença de potencial em cada ramo é igual ao custo do ramo? Multiplicadores de Lagrange para os limites dos ramos, para limites inferiores e limites superiores. Exemplos do Problema. Explorar a ideia de partir da solução Matlab para o problema original.

Coordenação hidro-térmica simplificada (sem afectaçao de unidades). Problema 14. Resolução. Multiplicadores de Lagrange. Efeito de peak-shaving. Possíveis variações. Análise duma variação ao problema: Menor água disponível (3 unidades). Que modificações à resolução. Que restrição fica violada? Correcção. Valor de água e valor incremental da energia hídrica: valor de substituição. A importância dos multiplicadores de Lagrange.


prática #14

23 maio 2012, 14:00 Célia Maria Santos Cardoso de Jesus

Resolução do problema 11.


Modelo linear para recurso hídrico no contexto da optimização de recursos hidro-térmicos

22 maio 2012, 11:00 Luis Marcelino Ferreira

Revisão do teorema do ponto de sela e da relaxação Lagrangeana.

O subproblema hídrico e definição de recurso hídrico. Equação de estado, constrições e função objectivo.  Um modelo em rede linear com ramos com capacidade. Como construir e interpretar a rede. Como fornecer os dados para uma resolução por Matlab.

Problema 12 Construção dos arrays de input e interpretação dos arrays de output. Verificar nalguns pontos se a solução faz sentido.


Prática #13

17 maio 2012, 09:30 Célia Maria Santos Cardoso de Jesus

Resolução dos problemas 9 e 10.