Horários de dúvidas durante a época de exames

16 junho 2004, 14:17 João Pedro Carvalho

Os horários de dúvidas para a época de exames foram colocados na secção docentes.

A duração e número desses horários será aumentada consoante a afluência de alunos e a proximidade dos exames.

Se após 15m do inicio de um horário a afluência for nula, o docente reserva-se o direito de considerar esse horário como terminado.

Alteração à avaliação teórica

9 junho 2004, 16:02 João Pedro Carvalho

A pedido dos representantes dos alunos, o corpo docente decidiu efectuar a seguinte alteração à avaliação teórica:

1ª data de exame: Todos os alunos podem optar por realizar o 2º Teste. Nesse caso, alunos que não efectuaram o primeiro teste podem realiza-lo mais tarde na data do 2º Exame.

2ª data de exame: É possível realizar nesta data a repescagem a apenas um dos testes.

Aula Teórica

7 junho 2004, 12:02 João Pedro Carvalho

A aula teórica de 2ªFeira dia 7 de Junho das 15h-16h não se realizará.

Na aula de 3ªFeira dia 8 de Junho (13h) será marcada uma aula de substituição.

PROJECTO - Alterações ao código fornecido - Como proceder

2 junho 2004, 22:57 João Pedro Carvalho

Como é do conhecimento geral, os grupos podem modificar o código fornecido. No entanto, é necessário garantir que é possível ao corpo docente durante a avaliação dos projectos compilá-los e efectuar a fase de edição de ligações (linkagem) com sucesso.

Alterações aos ficheiros usados para construir o compilador (executável frac) não são o problema. Basta que tenham a makefile a construir o compilador, tal como pedido.

No entanto, quem decidir não utilizar e/ou alterar o código fornecido nas bibliotecas libbase.a e/ou frac.c ou criar rotinas auxiliares (p.e. para o cálculo da potência) deve obrigatoriamente submeter um ficheiro chamado libbase.a que contenha (para além do conteúdo actual - lib.o e sys.o) todo o código necessário à fase de linkagem.

Exemplo de uma sequência de instruções que deve funcionar. Dado o programa prog.frc:

• frac prog.frc (Gera prog.asm)
  • nasm -felf prog.asm (Gera prog.o)
  • ld -o prog prog.o libbase.a (Gera executável prog)

É da responsabilidade de cada grupo garantir que em libbase.a está todo o código necessário à construção do executável.

Os grupos que se limitem a utilizar o código fornecido sem lhe efectuar alterações não tem ter esta preocupação pois nesse caso os ficheiros disponibilizados serão usados na linkagem.

Alterações às aulas práticas

27 maio 2004, 15:08 João Pedro Carvalho

• Dia 28 de Maio não haverá aula prática às 16h00 na sala F8. Esta aula será dada no dia 4 de Junho à mesma hora na sala F8.
  • A partir de dia 31 de Maio (inclusivé) as aulas práticas passam a ser aulas de apoio ao projecto. Vamos tentar mudar as aulas para os laboratórioas da RNL. No entanto, é difícil garantir laboratórios disponíveis para todos os horários. Os alunos devem consultar informação a afixar na RNL à hora da aula, informando qual a sala a utilizar. Isto não se aplica às seguintes aulas práticas: 4ªF,Q5.1,16h00 no dia 2 de Junho e 6ªF,F8,16h00 no dia 4 de Junho.