T24

30 maio 2019, 14:00 Augusto Moita de Deus

Diagrama TTT-TI do aço eutectóide. Perlite, bainite. Perlite fina e grosseira. Bainite superior e inferior. Martensite. Transformação martensítica. Uso do do diagrama TTT-TI para o estudo do arrefecimento de um aço, em particular para a determinação da microstrutura final após o tratamento térmico. 

Diagramas TTT-TI da austenite para aços hipo e hiper-eutectóides. Realce às modificações relativamente ao caso do aço eutectóide. Diagramas TTT-AC da austenite para um aço eutectóide. Realce às modificações relativamente ao caso do diagrama TTT-TI do aço eutectóide. Taxa de arrefecimento crítica, em arrefecimento contínuo, para a formação (em aços eutectoides) de: 100% de martensite; 100% perlite. Austenite residual: discussão sumária.

Tratamentos térmicos. Objectivo. Exemplos de tratamentos térmicos de aços para os quais intervêm os diagramas TTT-AC: têmpera martensítica (por exº arrefecimento em água), que pode ser seguida ou não por revenido; normalização (por exº arrefecimento ao ar); recozimento completo (por exº arrefecimento em forno). Têmperas e recozimentos. Têmperas:  discussão sumária. Exemplos: têmpera (têmpera martensitica), têmpera + revenido, martêmpera, martêmpera + revenido, austêmpera. Revenido: objectivo; alterações ocorridas na martensite durante o revenido. Martensite revenida. Resumo das transformações da austenite e respectivas microstruturas dos produtos de transformação; relação com o respectivo comportamento mecânico.


Cap. 5. MATERIAIS POLIMÉRICOS

Aplicações. Polímeros, monómeros, meros. Reacções de polimerização; polimerização em cadeia. Grau de polimerização. Termoplásticos, termoendurecíveis, elastómeros. Cristalinidade dos polímeros. Copolímeros. Justificação do comportamento mecânico dos polímeros.Temperatura de transição vítrea.