T23

27 Maio 2019, 09:30 Augusto Moita de Deus

O papel da difusão numa reacção de solidificação de uma liga em geral.  Arrefecimentos de ligas em condições de não-equilíbrio. Zonamento. Diminuição da temperatura final de solidificação. Tratamento térmico de homogeneização. Eutécticos de não-equilíbrio. Encapsulamento. 

Cap 8. CINÉTICA DAS TRANSFORMAÇÕES DE FASES E TRATAMENTOS TÉRMICOS

Cinética: importância do factor tempo.

Transformações de fases: papel da difusão (em particular para o crescimento da nova fase) e da nucleação (através do sobrearrefecimento).

Diagramas TTT (temperatura, tempo, transformação). Conceito de "início de transformação" (por exº definido quando 1% da transformação já ocorreu, ie, quando a fracção transformada de material, f=1%) e de fim de transformação (quando f=99% por exº).

Formato em "C" das linhas de transformação como resultado da variação da taxa de nucleação com o sobrearrefecimento em conjunção com a variação da taxa de crescimento (que depende do coeficiente de difusão) com a temperatura.

Distinção entre diagramas TTT-TI (de "transformação isotérmica") e TTT-AC (de "arrefecimento contínuo"). Os diagramas TTT-AC são também denominados TTT-TC (de "transformação contínua").

Diagramas TTT (temperatura, tempo, transformação) da austenite.