PROGRAMA DETALHADO 

 

1. Ciência e Engenharia de Materiais- aspectos gerais: Importância da área científico-tecnológica de Materiais. Inter-relação entre Estrutura, Processamento, Propriedades e Comportamento dos Materiais. Classes de materiais: metais, polímeros, cerâmicos e compósitos. Ligações químicas: tipos de ligações.

2. Propriedades mecânicas, parte I: Tensão e extensão, valores nominais e reais. Ensaio de tracção. Materiais dúcteis e frágeis; resistentes e macios. Propriedades elásticas. Tensão de cedência. Deformação plástica.

3. Estruturas cristalinas: Rede e estrutura cristalina. Células unitárias. Sistemas cristalográficos e redes de Bravais. Indices de Miller e de Miller-Bravais. Principais estruturas cristalinas dos metais e dos cerâmicos. Alotropia. Difracção de raios-X. Lei de Bragg.

4. Propriedades mecânicas, parte II: Defeitos cristalinos: introdução, classificação. Deslocações- vector de Burgers. Lei de Schmid. Estimativa de propriedades mecânicas de materiais compósitos. Tamanho de grão. Fractura - dúctil e frágil. Tenacidade à fractura. Fadiga. Fluência: ensaios e mecanismos de fluência. Mecanismos de endurecimento. Obstáculos ao movimento das deslocações; consequências quanto à resistência do material. Encruamento.

 

------ NOTA: esta é a divisão prevista definitiva da matéria relativa ao 1º e 2º teste ----------------------------------------------------------------

5. Solidificação, nucleação e difusão em sólidos:Difusão. Leis de Fick. Aplicações industriais dos processos de difusão.Solidificação. Nucleação e crescimento.

6. Diagramas de equilíbrio de fases:Elemento puro e liga. Fase. Componente. Regra de Gibbs. Sistemas binários. Composição e proporção de fases. Regra da alavanca. Reacções invariantes. Diagramas de fases com interesse prático. Diagrama ferro-carbono. Arrefecimentos em condições de não equilibrio. Diagramas ternários.

7. Cinética das transformações de fases e tratamentos térmicos:Tipos de tratamentos térmicos. Têmpera. Normalização. Revenido. Curvas TTT: TI e AC. Recozimento de metais deformados a frio. Recuperação, recristalização e crescimento de grão. Ensaios de dureza.

8. Propriedades eléctricas, ópticas e térmicas. Materiais semicondutores.Condutividade eléctrica. Bandas de energia. Materiais semicondutores. Semicondutores intrínsecos e extrínsecos. Dispositivos semicondutores.

9. Processamento de materiais:Metais, cerâmicos, polímeros: exemplos, propriedades, métodos de processamento, aplicações. Polímeros: classes. Homopolímeros e copolímeros. Materiais compósitos: Importância, exemplos, aplicações.

10. Corrosão:Tipos de corrosão. Controlo e protecção contra a corrosão.

11. Tribologia:Atrito e desgaste.

12. Selecção de Materiais.



PROGRAMA RESUMIDO

NOTA: a divisão de matéria para os testes que se representa com a ajuda do traço horizontal tem carácter provisório definitivo.

 

1. Ciência e Engenharia de Materiais: aspectos gerais.

2. Propriedades mecânicas, parte I.

3. Estruturas cristalinas.

4. Propriedades mecânicas, parte II.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

5. Solidificação, nucleação e difusão em sólidos.

6. Diagramas de equilíbrio de fases.

7. Cinética das transformações de fases e tratamentos térmicos.

8. Propriedades eléctricas, ópticas e térmicas. Materiais semicondutores (esta matéria passou a fazer parte do currículo de Química Geral).

9. Processamento de materiais (parte do capítulo)

-----------------

10. Corrosão.

11. Tribologia.

12. Selecção de Materiais.

.