Arquivo de mails enviados aos alunos via sistema fenix

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Jul 12, 2018

CMat: pauta final

Caros alunos,
Já está disponível, na Secção Testes e Exames, a pauta final da disciplina de Ciência de Materiais.

Ficou entretanto também disponível a classificação dos problemas da aula prática, no caso dos alunos em que essa nota representa uma melhoria relativamente à nota da avaliação teórica. Nota breve- o formato das notas que aparecem nessa pauta tem uma explicação simples. No caso desses alunos (ie, após garantia de que o aluno está realmente em situação de subir de nota) seguiu-se um procedimento simplificado em que se somou 0,5 valores à nota arredondada proveniente da avaliação teórica.

Melhores cumprimentos,
-Augusto Moita de Deus


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13 de Junho de 2018

CMat: disponibilidade para tirar dúvidas


Caros alunos,

estarei amanhã quinta feira, dia 14 de Junho, no Taguspark, com disponibilidade para tirar dúvidas aos alunos de Ciência de Materiais. Estarei na sala 0.13, a partir das 14h00.


Peço que os alunos que comparecerem se concentrem em tirar dúvidas concretas, em vez de colocarem cenários que podem ser reais mas que não configuram uma dúvida concreta (por exº: "não sei fazer o problema n da série x", ou "não percebo os diagramas TTT", ou "pode explicar (...)" em que o que depois o que o aluno diz é a transcrição duma questão que saíu num dado teste anterior -eu conheço os testes...).


Bom estudo.

-Augusto Moita de Deus


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26-04-2018 23:37

CMat: instruções para o teste 1


Caros alunos.

Na hora do teste (amanhã, 27-4, pelas 18h30), a chamada será feita junto à porta das salas 0.65 67 69. Peço que os alunos se juntem nesse local, em silêncio, para não atrasar esse processo. Os alunos não-inscritos ficarão para o final dessa chamada.

Seguem abaixo (ver final deste mail) algumas regras que serão aplicadas relativamente ao teste 1. É do vosso interesse que as leiam já. Tenham em atenção que eu irei fornecer todo o papel necessário. Logo NÃO TRAGAM papel de rascunho nem "folhas de prova IST" nem Tabela Periódica. 

A folha de instruções será a folha de rascunho. Os alunos poderão desagrafar as páginas do teste, se isso lhes facilitar o trabalho.

Relativamente às desistências, as regras do IST estipulam que estas só podem suceder após 1h de prova. Se o objectivo do aluno for só ir à prova para buscar o enunciado, pode fazê-lo no final da prova, ou mais tarde, através do site fenix da cadeira, onde será colocado o enunciado (e depois também a respectiva resolução).

Os alunos devem colocar na mesa de prova a sua identificação IST. Se não possuirem cartão de aluno, podem colocar um cartão que tenha o numero de aluno (por exº da Associação de Estudantes) em conjunto com um cartão de identificação com fotografia (por exº BI ou Cartão do Cidadão ou carta de condução). 

O teste deve ser respondido a caneta azul ou preta. No caso de alguns problemas podem-se marcar linhas de auxílio (ou uma 1a tentativa do desenho) a lápis, mas depois a resposta do aluno tem de ser dada a caneta. No caso de alguns desenhos podem usar outras cores, excepto o vermelho.

Nas respostas de escolha múltipla, existe uma grelha onde se deve colocar um X na resposta pretendida pelo aluno. No caso de pretender fazer uma emenda, ela deve ser feita de maneira inequívoca, ie para que a pessoa que esteja a corrigir o teste perceba onde o X está colocado.

Notar que o teste de CM costuma ser considerado algo longo pelos alunos. Isso significa que não há muito tempo a perder com rascunhos ou respostas desnecessáriamente longas. É sempre melhor no início dar uma vista de olhos geral ao teste todo e tentar responder primeiro às questões onde o aluno está mais à vontade. É melhor tentar cobrir o teste todo inicialmente com respostas sucintas (por exº no caso das perguntas mais teóricas) no âmbito dos tópicos onde o aluno está mais à vontade. Mais tarde se houver tempo, podem-se completar as respostas com mais detalhes, ou regressar às questões de maior dificuldade.

Notem que eu irei circular por todas as mesas (para vos identificar) de modo que se tiverem alguma dúvida de interpretação do enunciado guardem essas dúvidas preferencialmente para esse momento. Se eu ainda estiver longe da vossa mesa, obviamente que não devem perder tempo, ie devem passar para uma questão seguinte.

Tenham em atenção as instruções mais abaixo, inclusivamente o que é dito acerca das calculadoras.
Votos de bom teste.
-Augusto Moita de Deus

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Folha de instruções / Folha de rascunho

Justifique, sucintamente, todas as suas respostas. 

Duração total: 1h 30min.  

Desistências: somente após 1 hora de prova.

O teste está cotado para 10 valores. 

Classificação mínima em cada teste, para que o respectivo resultado conte para a nota final: 4,0 valores, i.e., 40%. As cotações são indicadas na folha de prova.

O TESTE É REALIZADO NA PRÓPRIA FOLHA DE PROVA. Isso significa que o que escrever nas folhas (incluindo no verso) poderá ser considerado para efeito da avaliação da resposta. 

Se o espaço providenciado não for suficiente, POR FAVOR NÃO PONHA EM CAUSA A LEGIBILIDADE DA SUA RESPOSTA (por exº usando uma caligrafia de tamanho diminuto). Neste caso, pode e deve continuar qualquer resposta no verso de qualquer página, tendo o cuidado de escrever claramente “continua” e depois identificar com número/alínea a respectiva continuação.

Quer em caso de desistência quer em caso de entrega, os enunciados (incluindo esta folha) só estarão disponíveis aos alunos no final da prova. Mais tarde estarão também disponíveis na página da cadeira.

Na mesa da prova deve ficar apenas o cartão IST, caneta, lápis, borracha, régua ou esquadro, calculadora, folha de prova, (água, snack: ok). TODOS OS DEMAIS PERTENCES TÊM DE SER COLOCADOS NO CHÃO (ou então numa mesa indicada pelo docente). Não é permitido o uso de telemóvel, nem mesmo como relógio.

Os alunos devem usar uma calculadora científica não-programável e NÃO GRÁFICA, ie, calculadora científica com écran simples. 



PERGUNTAS DE ESCOLHA MÚTUA

Ter em atenção que as respostas erradas implicam um desconto de 50% da respectiva cotação, na parte do teste realizado na modalidade de escolha múltipla

Apenas serão contabilizadas na parte de escolha múltipla as respostas indicadas com X na respectiva quadrícula da tabela acima. Eventuais marcações ou tentativas de resposta no enunciado serão ignoradas.

Faça os cálculos das questões de escolha mútua de preferência na folha de rascunho providenciada ou então no verso desta folha.


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25-04-2018 CMat: sugestões relativas ao teste

Caros alunos.
Este mail serve para vos transmitir algumas sugestões, que considero úteis para a preparação do 1º teste.

- nas páginas de alguns dos anos anteriores (ver secção Links) podem-se encontrar os respectivos sumários; neles os alunos encontram uma descrição sucinta dos tópicos discutidos nas aulas, bem como as respectivas páginas nos livros Callister e Smith (por exº nos anos de 2010/11 ou 2011/12).

- os livros contêm muitos problemas resolvidos (bem como problemas não resolvidos mas em que é fornecida a solução) que os alunos podem tentar fazer, pois normalmente são similares aos que estão nas séries de problemas. 

- os alunos podem tentar refazer sozinhos os problemas feitos nas aulas práticas (os sumários indicam quais são) e depois comparar a sua resolução com a que foi feita por mim.

- apesar de estarem disponíveis nas páginas fenix respectivas, não recomendo que os alunos tomem como única base de estudo os testes dos anos anteriores (a mesma lógica é válida para os alunos que tomam as séries de problemas como única base de estudo); ie, tentar fazer problema após problema sem estudar cuidadosamente a teoria pode ser um uso ineficaz do tempo. Tenho constatado ao longo dos anos que alguns alunos estudam apenas através da resolução de problemas; mas, sem estarem seguros da compreensão da respectiva matéria, esse estudo pode acabar por ser pouco rentável. Como eu disse numa aula recente, um pouco a brincar mas de forma na mesma séria (citando Abraham Lincoln): "Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, eu passaria as primeiras seis horas a afiar o machado."

- a disponibilização dos testes passados, que aparecem nas páginas dos anos anteriores, tem 2 objectivos: 1) familiarizar os alunos com o tipo de questões que aparecem nas provas de CM; 2) permitir que os alunos se auto-testem na capacidade de tentar fazer a prova em 1h30, que é a duração do teste; pode ser útil gastar 1h30 ou 3h, nestes dois dias antes do teste, a fazer esse tipo de ensaio, que tem muito que ver com a capacidade de trabalhar sob pressão, o que ajuda o aluno a aprender a gerir bem o seu tempo, o que é muito importante pois o teste de CM costuma ser considerado longo.

- ao me colocarem dúvidas amanhã 5a feira (das 15h30-17h00), a eficácia será muito maior se eu responder a dúvidas concretas por parte dos alunos. Ao mencionar "dúvidas concretas" quero dizer que os alunos devem evitar "dúvidas" do tipo "Não sei fazer o problema N da série M..."  Ou refrasear uma pergunta dum teste anterior e dizer-me "Pode indicar-me [... e depois fazer a transcrição da questão J do teste 1 de 20__/__ ...]". Eu entendo que essas dificuldades podem ser reais mas em geral é desejável que os alunos possam analisar primeiro a respectiva matéria leccionada na aula teórica (ou a respectiva explicação num dos livros) e dessa forma possam identificar qual a dúvida em concreto que os impede de fazer o dito problema ou responder à dita questão.

Enviarei posteriormente outro email, com indicações úteis adicionais.

Bom estudo e continuação de bom feriado.
-Augusto Moita de Deus

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