Sumários

P12

28 maio 2015, 15:30 Augusto Moita de Deus

Série P6 (Cinética das transformações de fases e tratamentos térmicos): problemas 1, 2, 4. Para entrega (VIII): 12, 24.


T26

28 maio 2015, 14:00 Augusto Moita de Deus

Ligas não ferrosas: ligas de cobre, de níquel, de titânio, de magnésio, de alumínio. Aplicações. Endurecimento por precipitação. Etapas: solubilização, têmpera, envelhecimento. Endurecimento por precipitação de ligas de alumínio. Sequência de precipitação. Ocorrência dum máximo de dureza ao longo do processo de envelhecimento. Envelhecimento natural e artificial. Curva de envelhecimento. Justificação do comportamento da curva de envelhecimento. 

Cap. 8. MATERIAIS POLIMÉRICOS

Polímeros, monómeros, meros. Reacções de polimerização; polimerização em cadeia. Grau de polimerização. Termoplásticos, termoendurecíveis, elastómeros. Cristalinidade dos polímeros. Copolímeros. Justificação do comportamento mecânico dos polímeros.Temperatura de transição vítrea. Aplicações.


P12

25 maio 2015, 14:30 Augusto Moita de Deus

Série P6 (Cinética das transformações de fases e tratamentos térmicos): problemas 1, 2, 4. Para entrega (VIII): 12, 24.


P12

25 maio 2015, 11:00 Augusto Moita de Deus

Série P6 (Cinética das transformações de fases e tratamentos térmicos): problemas 1, 2, 4, 20. Para entrega (VIII): 12, 24.


T25

25 maio 2015, 09:30 Augusto Moita de Deus

Diagramas TTT-AC da austenite para um aço eutectóide. Realce às modificações relativamente ao caso do diagrama TTT-TI do aço eutectóide.

Taxa de arrefecimento crítica, em arrefecimento contínuo, para a formação (em aços eutectoides) de: 100% de martensite; 100% perlite. Austenite residual: discussão sumária.

Tratamentos térmicos. Objectivo. 

Exemplos de tratamentos térmicos de aços para os quais intervêm os diagramas TTT-AC: têmpera martensítica (por exº arrefecimento em água),

que pode ser seguida ou não por revenido; normalização (por exº arrefecimento ao ar); recozimento completo (por exº arrefecimento em forno).

Podemos agrupar os tratamentos térmicos em duas categorias genéricas: têmperas e recozimentos.

Têmperas:  discussão sumária. Exemplos: têmpera (têmpera martensitica), têmpera + revenido, martêmpera, martêmpera + revenido, austêmpera.

Revenido: objectivo; alterações ocorridas na martensite durante o revenido.

Atenção: em inglês revenido é "tempering" e têmpera é "quenching".

Recozimentos: discussão sumária dos vários tipos de recozimento. Exemplos: recozimento completo, recozimento de alívio de tensões, recozimanto após deformação plástica, normalização.

Comportamento mecânico dos aços de acordo com a microstrutura (perlite, martensite); influência do teor em carbono.

Influência dos elementos de liga nos diagramas TTT.