Arquivo de mails enviados aos alunos via sistema fenix

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-07-30

Pauta final

 

Caros alunos,

Já está disponível, na secção "Testes e exames", a pauta final da cadeira.

A pauta oficial da disciplina também já está disponível na secção "Avaliação".

Como já vem sendo habitual todos os anos, aproveito este último mail para pedir o vosso feedback,

neste caso pedindo:

- críticas construtivas, no sentido de melhorar a cadeira nos anos seguintes;

- aspectos que consideram positivos (para continuar a aplicar e eventualmente até reforçar essas

medidas).

Foi com satisfação que constatei que atingimos um dos objectivos a que me propús neste semestre,

que foi o de atingir a meta dos 80% de aprovações nos alunos avaliados. Fico contente, mas como é

óbvio gostaria de ter ido mais longe.

Espero que a cadeira tenha mudado a visão que tinham do mundo à vossa volta. A partir de agora,

provavelmente já não irão olhar para os materiais da mesma forma como dantes (o que considero

aliás muito importante para um futuro engenheiro).

E espero (comentário mais para os alunos que entraram este ano no IST) que a cadeira vos sido util 

no sentido de se adaptarem à universidade e a novos métodos de estudo.

Da minha parte, estarei sempre disponível para vos ajudar no que estiver ao meu alcance, quer

durante o vosso percurso no IST, quer na vossa actividade profissional.

Termino com desejo sincero de felicidades para o resto do vosso curso e já agora... umas boas

férias.

-Augusto Moita de Deus

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-06-28

Teste 2

Caros alunos,
o 2º teste já está na página da cadeira em formato pdf.

Gostaria de fazer um comentário relativo à duração do teste. DESDE A PRIMEIRA AULA, e repetidamente ao longo do semestre, que vos disse que os meus testes são longos. Isso representa mais trabalho para mim, mas também maximiza a probabilidade de um aluno que estudou a maior parte da matéria poder passar à disciplina e estimula a que os alunos de facto estudem e apre(e)ndam a matéria toda, que é de facto o objectivo pedagógico do docente.

Isso significa que os alunos teriam de estar prontos a responder sem hesitações às questões do teste, para o poderem fazer no tempo estipulado. Isso consegue-se:
- estando com atenção às aulas
- seguindo a matéria ao longo do semestre, inclusivamente os sumários e referencias bibliográficas
- aproveitando as aulas práticas para se auto-testarem quanto a essa capacidade de dar respostas prontas (através dos "problemas para entregar")
- durante o teste, SER PRAGMÁTICO NA QUESTÃO DA GESTÃO DO TEMPO, realizando primeiro as questões mais acessíveis e deixando detalhes para o final da prova, se houver tempo para tais.

Estou a dar-vos mais esta "lição de moral" :-p , visto que ainda têm o exame/repescagens para aplicar algumas das sugestões acima. E além disso, para a maioria de vós, este ainda está a ser o 1º ano de IST e é com experiencias como estas que vocês se vão habituando a tomar as melhores decisões, quer durante o periodo de aulas (com essa a todos os títulos lamentável "atitude de bar" que um bom número de alunos exibe, de facto é impossivel tirar proveito das aulas), quer na vossa metodologia de estudo, quer depois na própria abordagem aos testes e exames.

Cumprimentos
-Augusto Moita de Deus

PS- uma coisa que estranhei foi não ter sido contactado pelos alunos (com 1 ou 2 excepções) para tirar duvidas de forma presencial antes do 2º teste. No caso do exame/repescagens, já sabem que estou disponível para vos ajudar nesse respeito.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-06-26

Caros alunos,

no vosso interesse, leiam com atenção o conteúdo deste mail.

No final do mail vai novamente o conteúdo da "Folha de Instruções", que irão receber junto com o enunciado do teste. 

Essa folha serve também como folha de rascunho. NÃO TRAGAM AS VOSSAS FOLHAS DE RASCUNHO NEM AS VOSSAS FOLHAS DE PROVA. 

Leiam novamente com atenção essas Instruções, para evitar perdas de tempo desnecessárias.

POR EXEMPLO, SEMPRE QUE QUEIRAM CONTINUAR A RESPONDER NAS COSTAS DUMA FOLHA, DEVEM ASSINALAR ISSO DE FORMA CLARA, por exemplo por escrever "CONTINUA" junto ao enunciado da respectiva alinea.

OUTRA RECOMENDAÇÃO: familiarizem-se com o uso da calculadora que depois vão utilizar no teste.

O teste decorrerá na próxima 2a feira dia 28 de JUNHO, das 10:00 às 11:30 na sala 0 - 65 0 - 67 0 - 69.

ATENÇÃO: O TESTE COMEÇA DE FACTO ÁS 10:00. NOTEM QUE O EXAME QUE SE REALIZARÁ EM 19-7 IRÁ COMEÇAR ÀS 9:00.

Recomendo que leiam também a secção Método de Avaliação na página fenix da disciplina.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-06-21

Nota: as revisões de prova são um momento de avaliação, mas por vezes acabam por ser também

uma ocasião para esclarecer dúvidas, especialmente relativas à resolução de alineas que os alunos

não responderam correctamente. No entanto, por vezes há a tendência de misturar as duas coisas, o

que não é apropriado nem prático, pois podem resultar em longas esperas para os alunos que

aguardam a sua vez.

Para distinguir as duas situações, os alunos que queiram reclamar de alguma cotação devem fazê-lo

por escrito, fundamentando de forma específica o motivo da reclamação. Só após o momento de

eventual reclamação, e depois de todos os alunos terem a oportunidade de ver o seu teste e

reclamar, é que irei tirar dúvidas

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-06-08

Caros alunos:

apercebi-me hoje que a informação de que realizámos 2 aulas práticas de compensação ontem, 2a

feira, durante a manhã, pode não ter chegado a todos os alunos.

Como sempre se poderia equacionar a possibilidade de realizar as mesmas aulas novamente (há 2

turnos práticos nesta cadeira), e para que ninguém se sinta prejudicado, estou a tomar 2 tipos de

medidas:

a) as regras de avaliação mudaram ligeiramente, e agora contam os N-2 melhores problemas, para

efeito da avaliação prática (medida que já tinha sido anunciada anteriormente: ver "Anuncios").

b) se algum aluno considerar que poderia de facto ter vindo à aula se tivesse sido avisado, ou se

mesmo sabendo da mesma e estando interessado nela não se pôde deslocar ao Tagus nessa

manhã, então solicito que esse(s) aluno(s) me contactem (basta responder a este mail) o mais

brevemente possível, no sentido de marcar a repetição* dessas 2 aulas, num dia e hora conveniente

para todos os envolvidos. Nesse caso, incluam nesse mail 2 ou 3 datas possíveis.

(*ou em alternativa: pelo menos, combinar a entrega dos problemas pedidos nessa aula).

Cumprimentos

-Augusto Moita de Deus

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-06-05

Já está disponível na página fénix de CM a série de problemas "Cinética das transformações de

fases e tratamentos térmicos".

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-05-28


As aulas teóricas de compensação terão lugar nas próximas 3as feiras, dias 1 e 8 de Junho, das 12:00 às 13h30, no Anfiteatro A5.  


Oportunamente divulgarei informação quanto a duas aulas práticas de compensação.

No entanto, estou receptivo a que os alunos me façam propostas nesse sentido. Visto que é natural que existam aulas de compensação de outras disciplinas já fora do periodo normal de aulas, eu estou disponivel para marcar a aula ou aulas práticas nesse(s) mesmo(s) dia, para minimizar deslocações.

Eu prevejo que existam exercícios para entregar nessas duas aulas, como motivação extra para os alunos resolverem problemas-tipo de exame em Diagramas de Fases e em Transformações de Fases. Devido às circunstâncias excepcionais em que estas aulas surgem, eu estou disposto a ajustar um pouco as regras de avaliação associadas à entrega de problemas.

Nota: no dia 7 de Junho não haverão aulas, visto que é feriado municipal em Oeiras.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-05-27

Nota: a aula teórica de hoje não decorreu nada bem. Tive de interromper a aula várias vezes, ponderando acabá-la antes da hora e considerar a matéria dada. Em função dos acontecimentos recentes, essa é uma decisão ainda mais dificil de tomar, pois acaba por afectar quer os alunos responsáveis quer os alunos irresponsáveis (que continuam a achar que estar numa aula teórica é o mesmo que estar num bar). Decidi assim levar a aula de hoje até ao fim. 


Depois dos pedidos que fiz anteriormente, solicitando a vossa máxima concentração, não pedirei mais nada nesse sentido. Digo apenas que, independentemente de dar as aulas até ao fim ou ter de as interromper, planeio publicar em sumário a matéria correspondente a 25 aulas teóricas (faltam 3 portanto) e que o grau de dificuldade do teste e exame será o mesmo que nos anos anteriores, independentemente de um determinado tópico que esteja no sumário ter sido explicado na aula ou não.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-05-24

Caros alunos,

conforme vos falei na aula teórica de hoje, o atraso que acumulámos na matéria é parcialmente

recuperável através de:

- uma maior concentração dos alunos (e minha também) durante as aulas

- um esforço maior de leitura das referencias bibliográficas antes e depois de cada aula (ie, as

sugestões de leitura que vão no final de cada sumário)

- sermos mais pontuais na hora de começar a aula

- marcação de uma aula extra.

Obrigado.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-05-13

Nota: a série de problemas relativa ao capítulo dos Diagramas de Fases, que usaremos na aula da próxima 2a feira, já está disponível na página da cadeira.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-05-06

Nota:

no próximo dia 13-5 não haverá aula teórica. Relativamente à aula prática, considera-se que a

mesma transita para a 2a feira seguinte, pelas 11h00.

No caso de alguma dúvida quanto a este assunto, contactem-me pf.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-05-04

Notas:
1) a nova série de problemas, que os alunos devem trazer para as aulas práticas de 6 e 10 de Maio, já está disponível na página da disciplina. Já está igualmente disponível o enunciado do 1º teste.

2) é fácil de perceber o motivo de tantos alunos terem faltado à aula teórica de 2a feira. No entanto gostaria de vos dizer que foi uma aula importante, que tive mesmo de dar nesse dia, tanto mais que já vamos cancelar uma aula teórica (dia 13-5, dia de tolerância de ponto, em que o IST solicita que os docentes não dêm nesse dia "matéria nova"; mas nesse dia conto dar aula prática na mesma). Sendo assim, sugiro fortemente que os alunos leiam atentamente o sumário abaixo, bem como as referencias do Smith ou Callister, de forma a compensar essa falta na aula teórica.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-04-29

Caros alunos,

aqui lhes envio de antemão o conteúdo da "Folha de Instruções", que irão receber junto com o enunciado do teste. 

Essa folha serve também como folha de rascunho. NÃO TRAGAM AS VOSSAS FOLHAS DE RASCUNHO NEM AS VOSSAS FOLHAS DE PROVA. 

Leiam com atenção essas Instruções, para evitar perdas de tempo desnecessárias.

O teste decorrerá na próxima 2a feira dia 3 de Maio, das 18:00 às 19:30 na sala 0 - 65 0 - 67 0 - 69.

O teste será distribuido aos alunos em 2 versões.

Recomendo que leiam também a secção Método de Avaliação na página fenix da disciplina.

Cumprimentos,
-Augusto Moita de Deus

------------------
Folha de instruções / Folha de rascunho

Justifique, sucintamente, todas as suas respostas. 

Duração total: 1h 30min, sem tolerância.  

Desistências: somente após 30 min de prova.

O teste está cotado para 10 valores. 

Classificação mínima em cada teste, para que o respectivo resultado conte para a nota final: 4,0 valores, i.e., 40%. As cotações são indicadas na folha de prova.

O TESTE É REALIZADO NA PRÓPRIA FOLHA DE PROVA. Isso significa que tudo o que se escrever nas folhas (incluindo no verso) poderá ser considerado para efeito da avaliação da resposta. 

Se o espaço providenciado não for suficiente, poderá continuar qualquer resposta no verso de qualquer página. NESSE CASO, escreva claramente "continua" e depois identifique a respectiva continuação.

Quer em caso de desistência quer em caso de entrega, os enunciados (incluindo esta folha) só estarão disponíveis aos alunos no final da prova. Mais tarde estarão também disponíveis na página da cadeira.

Na mesa da prova deve ficar apenas o cartão IST, caneta, lápis, borracha, régua ou esquadro, calculadora, folha de prova, (água, snack: ok). TODOS OS DEMAIS PERTENCES TÊM DE SER COLOCADOS NO CHÃO (ou então numa mesa indicada pelo docente). Não é permitido o uso de telemóvel, nem mesmo como relógio.

Os alunos devem usar uma calculadora científica não-programável e NÃO GRÁFICA, ie, calculadora científica com écran apenas de 1 linha. 

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-04-26

Nota: as aulas práticas de 5a feira 29-4 e 2a feira 3-5 serão semelhantes. Sendo assim, visto que no dia 3 teremos o 1º teste, pode ser mais vantajoso que os alunos assistam à aula de 5a feira.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-04-22

Nota: a matéria que será avaliada no 1º teste é constituida por todos os capítulos leccionados até ao momento, terminando com o Capítulo de Propriedades Mecânicas parte II, inclusive.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-04-09

Caros alunos,

constatei ontem com estupefacção que foi marcada uma aula de dúvidas de outra disciplina precisamente para o período da aula prática de 5a feira de Ciencia de Materiais. Assistiram à minha aula 5 alunos, em vez dos habituais 20. O mínimo que os alunos poderiam ter feito era avisar-me de antemão dessa aula de dúvidas e eventualmente procurar alternativas, visto que (não sei se os alunos se aperceberam disso) se criou aqui uma situação em que ou um número não desprezável de alunos fica sem uma aula prática de CM; ou para não ficarem sem aula, cria-se um problema muito complicado. 

A situação tem de ver com o desequilíbrio entre as turmas. Nas aulas praticas anteriores esse desequilíbrio existiu (40 alunos à 2a feira, 20 à 5a) mas é, digamos assim, "tolerável". Mas agora estou obviamente preocupado quanto a se teremos condições de ter uma aula prática a decorrer de forma normal na próxima 2a feira, ie se:

- teremos lugar para todos os alunos

- se haverão condições de ruído que impeçam o funcionamento da aula.

Aliás na questão do ruido constato que uma boa parte da turma ainda não entendeu o significado da palavra "silêncio" (ver mail anterior ou "Arquivo de Mails" na página fenix da cadeira), especialmente quando certas partes da matéria me levam a ter que explicar os assuntos de maneira verbal de uma forma mais demorada.

Como é óbvio não tenho como objectivo hostilizar esses e os demais alunos, mas espero que entendam de antemão que essas vossas acções colectivas e individuais terão certamente consequências.

Com os meus melhores cumprimentos

-Augusto Moita de Deus

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-03-29

Nota breve: usei parte do final da aula para mencionar de novo as regras de comportamento na aula teórica. Aproveito para fazer um registo disso por escrito.

Basicamente cada aluno deve permanecer na sala de aula EM SILÊNCIO durante toda a duração da mesma, a menos que queira colocar uma dúvida ao professor. Por estranho que isso pareça, essa é a norma do IST e aliás é o que se passa nas universidades de referência a nível mundial. 

A norma de silêncio é aliás a mesma que se aplica quando se assiste a um espectáculo de teatro, ou a um filme no cinema, e como no caso do teatro tem o mesmo objectivo: não prejudicar o trabalho de quem está no palco e não distraír a atenção de quem está no auditório. 

Da mesma forma que um aluno espera que no seu exame exista silêncio, o professor pode e deve solicitar o mesmo para a sua aula. Isto parece-me tão óbvio que é realmente muito estranho ter que recordar os alunos destes factos. 

Se os alunos não quiserem respeitar esta norma de funcionamento da cadeira, teremos a partir de agora problemas aborrecidos a resolver durante as aulas, o que gostaria de evitar a todo o custo.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-03-16

Caros alunos,

já estão disponíveis no site da cadeira a 2a e 3a série de problemas. Iniciaremos a 2a série nas

aulas práticas (5a feira dia 18-3 e 2a feira dia 22-3).

Cumprimentos,

-Augusto Moita de Deus

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-03-15

Nota:

mais uma vez temos o caso duma aula teórica considerada muito importante e assim recomendo

fortemente a leitura prévia das páginas de qualquer um dos livros (ver final do sumário). O total de

páginas é maior do que o habitual, mas tal leitura (mesmo que "na diagonal") representa um

investimento importante, no sentido da mais fácil compreensão dos conceitos aí apresentados.

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-03-08

Questões:

- tem usado o "método" recomendado de estudo na cadeira de CM?

- acha que esse método é útil? (em particular, as leituras recomendadas)

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-03-04

Nota: se algum aspecto deste (ou de qualquer outro) sumário não tiver ficado muito claro para vós, estão à vontade para responder a este email e mencionar que aspecto específico é esse, pois eu assim poderei dar mais ênfase a esse tópico, por ex, por explicá-lo melhor no início da aula seguinte.
Bom estudo,
-Augusto Moita de Deus

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-03-02

Caros alunos,

mesmo que não tenham optado por seguir o "método" recomendado para acompanhar a disciplina de Ciencia de Materiais, para o caso concreto da próxima aula teórica recomendo fortemente a leitura prévia das seguintes páginas de qualquer um dos livros:

Smith: 261-264, 266-272, 274-276.

Callister: 131-135, 137, 143-147, 151.

Cumprimentos,

-Augusto Moita de Deus

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-02-26

Caros alunos,
a página da disciplina de Ciência de Materiais encontra-se neste momento já actualizada. Já estão também disponíveis os problemas do Capítulo Propriedades mecânicas, parte I.
Cumprimentos,
-Augusto Moita de Deus

---------------------------------------------------------------------------------------------

2010-02-26

Enviado sumário T1, bem como o seguinte:

NOTA: como eu disse na aula, estes livros existem na Biblioteca, mas há obvias vantagens em adquirir um exemplar. Há alunos que preferem comprar livros novos, mas uma alternativa são de facto os livros usados; aliás muitos alunos de anos anteriores compraram estes livros e talvez estejam dispostos a emprestar ou a vender os mesmos.

FEEDBACK: gostava de ter o vosso feedback (facultativo) quanto às seguintes questões: 

* quais as vossas expectativas relativamente a esta cadeira? (em termos do curriculo da LEGI, em termos do acréscimo de conhecimentos, etc)

* qual o vosso objectivo em termos de nota final? (passar, ter pelo menos uma dada nota -por exº 14-, fazer o melhor possível, ter 18, logo se vê, etc...)

---------------------------------------------------------------------------------------------