Métodos de Avaliação

RESUMO:

A avaliação será feita por meio de dois testes e/ou por exame final. Em qualquer dos casos, o aluno poderá apenas dispôr de dois momentos de avaliação. O 2º teste será realizado em simultâneo com o 1º exame; durante o 2º exame serão feitas repescagens dos testes. Existe uma nota mínima de 40% por teste.

Durante as aulas práticas serão propostos N problemas para resolução e entrega individual (em geral, na aula). A realização desses problemas poderá resultar na melhoria da classificação final: será calculada a média dos N-1 melhores problemas, NP. Se a nota da avaliação por testes ou exame, NA, fôr igual ou superior a 9,5 valores (condição necessária para obter aprovação na cadeira), calcular-se-á a nota final, NF, da seguinte forma: NF = max (90% NA + 10% NP, NA).

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR:

A avaliação será feita por meio de dois testes e/ou por exame final. Em qualquer dos casos, o aluno poderá apenas dispôr de dois momentos de avaliação (considerando-se a melhor nota para efeitos de classificação final).

· Notar que a entrega do 1º teste implica a impossibilidade de entrega dos dois exames, i.e., apenas poderá realizar um dos exames finais.

O 2º teste será realizado em simultâneo com o 1º exame; durante o 2º exame serão feitas repescagens dos testes. Os alunos poderão, por exemplo:

· Realizar os dois exames;

· Realizar o 1º teste durante o semestre, o 2º teste na 1ª data de exame e, na data do 2º exame:

o Realizar o 2º exame, ou:

o Fazer repescagem do 1º ou do 2º teste.

· Realizar o 1º teste durante o semestre, realizar o 1º exame e depois fazer repescagem do 2º teste na data do 2º exame.

· Realizar o 2º teste na 1ª data de exame e, na data do 2º exame realizar o 2º exame ou fazer repescagem do 1º teste.

Notas importantes:

· Não há repescagem do 1º teste durante o 1º exame.

· Exi ste uma nota mínima de 40% em cada teste. Isto significa que qualquer teste ou repescagem cujo resultado seja inferior a 40% não pode ser usado para efeito de classificação final.

· A realização dos testes/repescagens nas datas dos exames implica uma decisão por parte dos alunos:

o Na metade da duração do exame, os alunos terão de entregar os testes. Os alunos que permanecerem indicam assim que estão a realizar exame final, independentemente do facto de terem eventualmente feito teste numa data anterior.

o A realização de exame final implica a avaliação do aluno na totalidade da matéria; a classificação final do exame será global, i.e. não serão dadas duas classificações parcelares para a 1ª e a 2ª parte da matéria.

· Sugere-se que os alunos definam antecipadamente a sua "estratégia" relativamente ao método de avaliação, nomeadamente quanto à decisão exame vs. testes.

· Notar que se o aluno entregar o 1º teste, só poderá entregar um dos exames. No entanto, se o aluno comparecer ao 1º teste e não o entregar, tem em aberto a possibilidade de entregar os dois exames; ou poderá por exemplo, realizar o 2º teste na data do 1º exame e depois, aquando do 2º exame, decidir se realiza repescagem do 1º teste ou se realiza exame final.