Sumários

Prática 13

17 dezembro 2009, 16:30 Maria Emília Da Encarnação Rosa

Aula de Laboratório: observação microscópica e interpretação da estrutura de várias amostras metálicas. Técnicas de preparação de amostras para observação metalográfica.


Teórica 26

17 dezembro 2009, 15:00 Maria Emília Da Encarnação Rosa

Reciclagem de materiais; desenvolvimento sustentável; matérias-primas/recursos (primárias e secundárias); fontes de resíduos sólidos (industriais, domésticos e agrícolas); estatística de eliminação de resíduos sólidos na EU; categorias de resíduos sólidos (inertes, especiais e urbanos); factores que determinam a perigosidade dos resíduos; orientações políticas na gestão de resíduos; ciclo de vida de um produto; fases da reciclagem de materiais (separação, incorporação e integração no mercado); custos da reciclagem.


Prática 12

15 dezembro 2009, 16:30 Amélia Almeida

Aula de laboratório: observação e interpretação de microestruturas de materiais diversos.  Técnicas de preparação de amostras para observação metalográfica.


Prática 12

15 dezembro 2009, 16:30 Amélia Almeida

Aula de laboratório: observação e interpretação de microestruturas de materiais diversos.  Técnicas de preparação de amostras para observação metalográfica.


Teórica 25

15 dezembro 2009, 15:00 Amélia Almeida

Tecnologias de processamento de materiais poliméricos: termoplásticos (extrusão, moldagem por sopro, termoenformação, moldagem por injecção); termoendurecíveis (moldagem por compressão, moldagem por transferência, moldagem por injecção); elastómeros (extrusão, moldagem por compressão, moldagem por transferência, moldagem por injecção).

Materiais Compósitos: matriz metálica, cerâmica ou polimérica, reforçados com partículas, fibras e compósitos estruturais. Exemplos de compósitos e tipos de fibras utilizadas. Tecnologias de processamento de materiais compósitos. Compósitos de matriz metálica: enformação, fundição, pulverometalurgia; compósitos de matriz cerâmica (prensagem a frio e sinterização, prensagem a quente); compósitos de matriz polimérica reforçada com fibras (deposição manual, pulverização, embalagem em vácuo, moldagem por compressão, moldagem por transferência, termoenformação, moldagem por injecção); compósitos estruturais (laminados e painéis sandwich).