Planeamento

Aulas Teóricas

Teórica 1

Apresentação do Programa da disciplina, da Bibliografia e da Proposta de Avaliação de Conhecimentos.

Teórica 2

Materiais. Ciência e Tecnologia de  Materiais.  Selecção e desenvolvimento de novos materiais. Classes de materiais usados em Engenharia e suas principais propriedades. Evolução na utilização das várias classes de materiais.

Teórica 3

Propriedades mecânicas dos materiais. Tipos de deformação: elástica, plástica e viscosa. Ensaio de tracção. Máquina de ensaios mecânicos. Tensão normal e tensão de corte. Extensão. Tensão e extensão nominais e reais. Velocidade de alongamento.

Teórica 4

Tensão de corte e distorção. Velocidades de alongamento e de extensão. Curva de engenharia e curva real. Deformação elástica: lei de Hooke; módulos de Young. Deformação plástica de sólidos cristalinos. Tensão de cedência e tensão de prova. Deformação uniforme e deformação localizada. Estricção. Tensão máxima; tensão de fractura.

Teórica 5

Deformação elástica: módulo de distorção; coeficiente de Poisson. Valores para diversos tipos de materiais. Deformação plástica de sólidos cristalinos. Coeficiente de encruamento Efeitos da temperatura e da velocidade de deformação. Coeficiente de sensibilidade à velocidade de deformação. Curvas de tracção de vários materiais. 

Teórica 6

Ensaios de compressão. Comparação com os ensaios de tracção. Ensaios de dureza: Brinell, Vickers e Rockwell. Fractura: fendas; concentração de tensões; tenacidade à fractura. Ensaios de fluência. Curvas de fluência. Fluência primária, secundária (estacionária) e terciária. Efeito da tensão e da temperatura na velocidade de fluência estacionária.

Teórica 7

Ensaios de fadiga: curvas S-N; tensão limite de fadiga. Ensaios de impacto: temperatura de transição frágil-dúctil. Materiais compósitos: importância dos materiais compósitos; polímeros reforçados; fibras de vidro, de carbono e de kevlar; propriedades e tipos de resinas; módulo de elasticidade do compósito em condições de isotensão e em condições de isodeformação; compósitos laminados; compósitos de matriz metálica e de matriz cerâmica; madeira.

Teórica 8

Materiais celulares: exemplos de materiais celulares naturais e artificiais. Propriedades dos materiais celulares; comparação com sólidos compactos; importância e aplicações dos materiais celulares; células abertas e fechadas; estrutura (geometria e topologia das células); estruturas em favo-de-mel e espumas; estruturas em sandwich; propriedades mecânicas em compressão e em tracção de estruturas em favo-de-mel e de espumas.

Teórica 9

Estado sólido cristalino e não-cristalino. Rede e estrutura cristalinas: rede; nó de rede e vector de rede; tipos de redes planas; parâmetros de rede; células unitárias primitiva e convencional. Redes tridimensionais: redes de Bravais.

Teórica 10

Redes tridimensionais: redes de Bravais. Sistemas cristalográficos. Análise detalhada das redes cúbicas (c.s., c.c. e c.f.c.) e hexagonal. Unidade estrutural e estrutura cristalina. Célula estrutural. Estrutura cúbica simples. Factor de compacidade atómica; número de coordenação. Principais estruturas cristalinas dos materiais metálicos. Análise detalhada da estrutura cúbica simples.

Teórica 11

Análise detalhada da estruturas cúbicas de corpo centrado e de faces centradas e da estrutura hexagonal compacta; comparação das estruturas cúbica de faces centradas e hexagonal compacta; planos de máxima compacidade e sequência de empilhamento.

Teórica 12

Estruturas cristalinas dos materiais cerâmicos; factores que determinam a estrutura dos materiais cerâmicos; estruturas de CsCl, do NaCl e de silicatos, respectivas redes cristalinas e unidades estruturais. Polimorfismo e alotropia: caso do ferro. Identificação de direcções cristalográficas; direcções cristalograficamente equivalentes.

Teórica 13

Identificação de planos cristalográficos; índices de Miller; planos cristalograficamente equivalentes; índices de Miller-Bravais e sua relação com os índices de Miller. Espaçamento interplanar. Determinação de estruturas cristalinas; difracção de raios-X; raios-X; constituição e funcionamento de uma ampola de raios-X; lei de Bragg; método dos pós; reflexões presentes e ausentes; determinação de estruturas cristalinas.

Teórica 14

Defeitos em estruturas cristalinas; defeitos pontuais, lineares e superficiais. Lacunas e intersticiais; energia de formação e concentração de equilíbrio de lacunas; efeito da temperatura. Defeitos pontuais em sólidos iónicos: defeitos de Schottky e de Frenkel. Deformação dos materiais; escorregamento de planos cristalográficos; deslocações; linha da deslocação e vector de Burgers.

Teórica 15

Deslocações; vector de Burgers e circuito de Burgers; tipos de deslocações; planos e direcções de escorregamento; movimento de deslocações; obstáculos ao movimento de deslocações; escorregamento cruzado e trepa de deslocações; limites de grão; densidade de deslocações: valores típicos; energia de uma deslocação; sistemas de escorregamento mais prováveis nas estruturas c.c.c.e c.f.c.; lei de Schmid e factor de Schmid.

Teórica 16

Dissociação de deslocações; falhas de empilhamento; energia de falha de empilhamento; origem e multiplicação de deslocações; encruamento; limites de grão.

Materiais poliméricos: tipos (elastómeros, termoplásticos e termoendurecíveis); reacções de polimerização (em cadeia e por condensação); monómero, mero, grau de polimerização; cristalinidade; homo e copolímeros.

Teórica 17

Materiais poliméricos: propriedades mecânicas; Tg; borrachas; vulcanização da borracha.

Solidificação; nucleação e crescimento; nucleação homogénea.

Teórica 18

Solidificação; nucleação homogénea; grãos e limites de grão; energias envolvidas na nucleação homogénea; raio crítico; grau de sobrearrefecimento; grão grosso e grão fino; grão equiaxial e colunar; nucleação heterogénea; crescimento de monocristais; métodos de determinação do tamanho de grão; número ASTM de tamanho de grão; fase; tipos de fases sólidas; soluções sólidas substitucionais e intersticiais; compostos; regras de Hume-Rothery.

Teórica 19

Difusão no estado sólido; mecanismos de difusão; leis de Fick; difusão em estado estacionário; coeficiente de difusão e factores que o influenciam. Difusão em estado não-estacionário; aplicações industriais dos processos de difusão (cementação e dopagem).

Teórica 20

Diagramas de fases; elemento puro e liga; componente; regra das fases de Gibbs; diagrama de fases de um elemento puro (caso do ferro). Diagrama de fases de uma liga binária; sistema isomorfo; linhas liquidus e solidus.

Teórica 21

Composição e percentagem das fases; regra da alavanca. Equilíbrios trifásicos em diagramas binários: reacções eutécticas e peritécticas.

Teórica 22

Sistema com equilíbrios trifásicos; arrefecimento desde o estado líquido de ligas eutécticas, hipo- e hipereutécticas. Precipitação de uma fase sólida a partir de outra fase sólida; previsão de microestruturas em condições de equilíbrio.

Teórica 23

Faltei.

Teórica 24

Sistema com equilíbrios trifásicos; arrefecimento desde o estado líquido de ligas peritécticas. Diagramas com interesse prático: análise detalhada do diagrama ferro-carbono (estável e meta-estável).

Teórica 25

Diagramas de equilíbrio de fases com interesse prático: ferro-carbono (estável e meta-estável), cobre-zinco.

Ligas metálicas com interesse de Engenharia: aços, ferros fundidos, latões.

Teórica 26

Diagramas de equilíbrio de fases com interesse prático: alumínio-níquel e alumina-sílica. Fusão congruente. Diagramas de equilíbrio ternários; cortes isotérmicos e verticais; determinação das composições e proporções das fases; diagrama ferro-crómio-níquel.

Teórica 27

Diagramas de fases: arrefecimentos em condições de não-equilíbrio; zonamento e tratamento de homogeneização; encapsulamento; eutécticos divorciados.

Teórica 28

Tratamentos térmicos de aços-carbono: velocidade de arrefecimento; transformações da austenite em perlite, bainite e martensite; características das transformações martensíticas.

Teórica 29

Matérias-primas naturais e secundárias. A dualidade de critérios dos recursos secundários: fonte de poluição e fonte de matérias-primas. Matérias-primas naturais: minérios, madeiras, petróleo e gás natural. Matérias-primas secundárias: resíduos de produção industrial e produtos que terminaram o ciclo de vida.

Teórica 30

Curvas TTT (TI); obtenção; previsão de microestruturas; efeito do teor de carbono e dos elementos de liga nas curvas TTT; aços eutectóides. Curvas TTT (TI) de aços hipo-eutectóides..

Teórica 31

Tratamentos térmicos dos aços; recozimento, normalização, têmpera, revenido, austêmpera e martêmpera; temperabilidade; efeito do teor de carbono e dos elementos de liga.

Teórica 32

Temperabilidade; ensaio de Jominy; curva de Jominy; severidade de arrefecimento; diâmetro crítico e diâmetro crítico ideal.

Teórica 33

Tratamentos térmicos de ligas de alumínio; endurecimento por precipitação, envelhecimento e sobre-envelhecimento. Recozimento de metais deformados plasticamente; recuperação, recristalização e crescimento de grão; deformação a quente e deformação a frio.

Teórica 34

Faltei (Sessão Solene Comemorativa dos 95 anos do IST).

Teórica 35

Aços inoxidáveis: ferríticos, martensíticos e austeníticos; efeitos do Cr e do Ni. Conceito de elemento de liga e de impureza. Ferros fundidos: branco, cinzentoe nodular. Tratamento térmico do ferro fundido branco; ferro fundido maleável: ferrítico, perlítico e martensítico.

Teórica 36

Tecnologias de processamento de materiais metálicos: fundição (em areia e injectada), laminagem, forjagem, extrusão, trefilagem, estampagem, maquinagem. 

Teórica 37

Pulverometalurgia. Processos de união de materiais. Tecnologias de processamento de materiais poliméricos: moldagem, por transferência, por injecção, por sopro. Tecnologias de processamento de materiais cerâmicos: prensagem e sinterização, vazamento de barbotinas, prensagem isostática a quente. Tecnologias especiais de processamento de materiais.

Teórica 38

Propriedades térmicas dos materiais: calor específico, coeficientes de expansão térmica (linear e volúmico), condutividade térmicas; valores típicos para as várias classes de materiais.

Propriedades eléctricas dos materiais; condução eléctrica, lei de Ohm, resistividade e condutividade eléctricas, efeito da temperatura e da adição de elementos; modelo de bandas de energia (valência e condução); semicondutores intrínsecos e extrínsecos (tipo n e tipo p).

Teórica 39

Propriedades magnéticas dos materiais. Campos magnéticos, intensidade de campo, indução magnética, magnetização, permeabilidade magnética, susceptibilidade magnética. Tipos de magnetismo: diamagnetismo, paramagnetismo, ferromagnetismo, antiferromagnetismo, ferrimagnetismo. Temperatura de Curie. Magnetização-desmagnetização de um metal ferromagnético: indução de saturação, indução remanescente, força coerciva. Metais ferromagnéticos duros e macios.

Teórica 40

Não compareceram alunos.

Aulas de Problemas

P1

Propriedades mecânicas. Exercícios

P2

Propriedades mecânicas. Ensaios no laboratório.

P3

Propriedades mecânicas. Compósitos. Problemas.

P4

Propriedades mecânicas. Compósitos. Problemas.

P5

Estruturas cristalinas. Problemas.

P6

Estruturas cristalinas. Problemas.

P7

Difusão e Solidificação. Problemas.

P8

Difusão e Solidificação. Problemas.

P9

Diagramas de Fases. Problemas

P10

Diagramas de Fases. Problemas.

P11

Diagrama de fases Fe-C. Problemas.

P12

Diagramas TTT em ligas Fe-C. Problemas.

P13

Observação de microestruturas no laboratório.