Aula de dúvidas - Exame EE

Amanhã, 15/07/2016, às 11h30m na sala 5.15 da TN

Exame de Época Especial

11 julho 2016, 10:53 Luís Manuel Marques Custódio

O exame de Época Especial de MCSM está marcado para 5ªf,  21/07/2016, 09:00 na sala E3, Torre Norte.

Luís Custódio

Pauta completa e notas dos projectos

7 julho 2016, 19:27 Luís Manuel Marques Custódio

Está disponível na secção Pautas a pauta completa (com a data de hoje), incluindo as notas dos projectos.

Relativamente aos projectos, e analisando em geral devo dizer que fiquei algo desiludido com a qualidade dos trabalhos apresentados. A média (14) não parece má mas foi porque não quis reprovar ninguém que tenha tentado fazer algo. Parece-me que muitos grupos não deram a devida importância ao projecto, ou se deram não deram a mesma importância ao relatório.

Os tópicos comentados abaixo foram essencialmente os que considerei na avaliação.

- relativamente ao (à dificuldade do) problema tratado, a maioria tinha em mãos um problema bastante simples, envolvendo uma sequência de WSs em série pura, com um tipo de produto. Nalguns casos havia um ou dois fluxos reentrantes, mas nada particularmente difícil de modelar, ou a formação de batches.

- o modelo teórico apresentado foi maioritariamente o de multi-stage single product, mas em muitos casos existiam fórmulas erradas ou de utilização errada, ou interpretações incorrectas das variáveis. Nalguns casos em que no processo havia referências por exemplo à existência de batches, tal não foi tido em conta no modelo teórico. Noutros casos não apresentaram de uma forma clara aspectos que foram sublinhados num texto que está publicado na página da disciplina sobre o projecto, como por exemplo, as características de serviço das WS. Em vários casos limitaram-se a apresentar o rol de equações utilizadas, sem qualquer comentário sobre a adequação ao caso em causa.

- relativamente ao modelo simulado, foi extremamente difícil avaliar a adequação do modelo ao problema, porque ou não diziam nada sobre o simulador ou apresentavam simplesmente o diagrama geral. Comentários sobre simplificações ou alterações efectuadas relativamente ao problema original foram praticamente nulas. De tal maneira que nem sempre é evidente que o simulador existe e funciona.

- variantes ao problema de partida - quase ninguém, tendo o simulador desenvolvido, teve a perspicácia de o utilizar para estudar algumas variantes que pudessem ser interessantes.

- para alunos de 4º ou 5º ano, parece-me no mínimo estranho que não dêem o valor devido ao relatório que entregam. É o parente pobre do projecto, e neste caso particular isso foi um erro. O relatório deste projecto está para a disciplina como a tese está para um aluno que pretende concluir o mestrado. É a peça essencial da avaliação. Em muitos casos, os relatórios entregues estão muito fracos, faltando elementos essenciais, para além de algo que considero inadmissível: erros de ortografia e pontuação em quantidades quase industriais.

Exemplos de peças em falta: descrição e justificação do modelo simulado; descrição, completude e discussão do modelo teórico; apresentação de resultados comparativos; ausência ou insuficiente utilização do matlab para produzir gráficos com resultados interessantes; análise crítica dos resultados e do projecto (auto-crítica). A parte mais positiva dos relatórios foi a descrição do problema que permitia perceber, sem grandes dúvidas, o que estava em causa.

- a apresentação final em aula foi média/boa.

Projectos

6 julho 2016, 12:13 Luís Manuel Marques Custódio

As notas dos projectos e a pauta final serão publicadas até à próxima 6ªf.

LC

2º Exame - Resultados

1 julho 2016, 12:59 Luís Manuel Marques Custódio

Na secção Pautas estão disponíveis as notas do 2º exame.

A revisão de provas será na próxima 4ªf (06/07/2016) às 15h00m na sala 5.15