Notas do 2º Exame e Pauta Final

16 julho 2020, 15:41 Joao Paulo Carvalho

Olá a todos,

Estão disponível na secção "Pautas" as notas do 2º exame, as notas da avaliação bónus que decorreu ao longo do semestre e a pauta geral com a nota final.

Em relação ao 2º exame, posso dizer que mais uma vez fiquei desiludido... mas basta olhar para a pauta para verificar isso.
A revisão de provas fica marcada para 2ª feira, dia 20 de Julho, às 17:30 (por Zoom).
Qualquer outra dúvida ou esclarecimentos, contactem-me pelos meios habituais.

aula de dúvidas e inscrição para o 2º Exame

13 julho 2020, 17:37 Joao Paulo Carvalho

Olá a todos,

Informo que amanhã, 3ª feira, irei dar aula de dúvidas por Zoom a partir das 17:45.
Gostaria igualmente de saber quais os alunos que irão fazer o 2º exame, pelo que vou abrir as inscrições no Fenix (estarão abertas até amanhã, 3ª feira, 14 de Julho, às 20:00).

Notas dos Projetos e Pauta Geral

12 julho 2020, 16:16 Joao Paulo Carvalho

Olá,

Está disponível uma pauta com as notas dos Projetos e a Nota da UC.
Algumas considerações:
  • Ainda faltam os bónus prometidos ao longo do ano que ainda podem subir as notas um par de valores. Vou tentar compilar tudo ainda hoje.
  • Como o 2º projecto acabou por ser uma extensão do 1º, decidi dar o mesmo peso a ambos os projectos. Se alguém se sentir prejudicado com esta alteração fale comigo para ver o que se pode fazer.
  • A nota mínima de Exame é 9.5 valores, pelo que há vários alunos que estão reprovados por esse motivo (espero que o corrijam na 4ª feira)
  • Alunos que entregaram o 1º projeto na 2ª data, foram penalizados
Relativamente aos Projetos:
  • O 1º projecto foi bastante razoável (com uma ou outra exceção isolada). Houve muita diversidade quer em termos de abordagem, quer em termos de análise de resultados e de relatório, mas não houve nenhum que realmente estivesse ideal em todos os aspetos. Combinando o melhor de todos haveriam de certeza 20's, mas assim, acabou por ficar quase tudo bastante equilibrado, uns um pouco mais acima que os outros.
  • No 2º projeto houve bastante mais variabilidade. Os que têm notas mais baixas foi porque, ou descuraram um dos pontos (Fuzzy, GA, ou generalização), ou então porque o relatório estava mesmo muito sucinto e fraco).
Proponho falar sobre os projetos (com quem estiver interessado), na 2ª feira após a revisão de provas (após as 16:00). Enviem-me um email para marcar uns 15 minutos com cada um que esteja interessado.

Até amanhã,

Pauta do Exame 1

10 julho 2020, 00:40 Joao Paulo Carvalho

Olá a todos,

As notas do Exame 1 estão disponíveis na secção Pautas.
Umas quantas considerações:
  • Há várias versões de exame, pelo que a cotação máxima em cada coluna depende do exame
  • Perguntas que têm várias alíneas têm a cotação das várias alíneas condensadas na mesma coluna
  • Estou muito desiludido com as notas. O exame era propositadamente longo para colocar pressão e tentar minimizar "trocas de informação" entre vocês, mas sinceramente isso não justifica as muitas más respostas e a ausência de conhecimento revelados pela maioria. Têm que compreender que se não tentam sequer responder a algumas das partes chaves da matéria, nunca conseguirão melhor que uma nota mediana (por exemplo não conseguir perceber o funcionamento de um sistema de regras difusas, ou o funcionamento básico das operações de um algoritmo genético). A ideia da UC é transmitir conhecimento que seja eventualmente útil para o futuro, mas a sensação com que fiquei é que há várias partes da matéria sobre as quais isso falhou rotundamente.
    • Só espero que estes resultados se tenha simplesmente devido à falta de tempo para estudar e que mostrem isso no 2º exame...
  • Para compensar a extensão do exame, fiz uma correção às notas reais que está representada na "Nota Ajustada". Essa será a nota a constar na pauta de avaliação.
    • Atenção que no Exame 2 não existirá este bónus: o exame será simplesmente mais curto (mas na mesma dividido em 3 partes).
  • A revisão de provas será na 2ª feira às 16:00.

Exames: Perguntas típicas; Formato do exame

24 junho 2020, 12:33 Joao Paulo Carvalho

Bom dia,

Está (finalmente) disponível na secção "Exames" um conjunto de 40 perguntas "tipo" de Exame. Notem que não é um exame tipo, mas sim perguntas típicas que poderão surgir no exame.

O exame vai realizar-se nos seguintes moldes:
  • Online, via Zoom, câmara obrigatória via telemóvel
  • Duração: 90 minutos
  • Múltiplas versões de dificuldade equivalente
  • Consulta à bibliografia da UC permitida. Consulta via web à Wikipedia e blogs permitida (dado que é impossível de evitar). Consultas online via chat e similares a outras pessoas ou bots estritamente proibida (se bem que difícil de controlar). Caso haja evidências de fraude, como por exemplo resposta a uma pergunta que consta numa versão diferente do exame, o exame será anulado sem recurso (não gosto de fazer isso, mas têm de perceber a posição dos professores nestas circunstâncias). Como é óbvio existirão várias armadilhas ao longo do enunciado para detectar esse tipo de fraude.
  • O enunciado será enviado para o vosso email do IST à hora de início do exame.
  • Deverão responder às perguntas numa folha A4 lisa em que conste a vossa identificação no topo.
  • Quando indicado, deverão fazer um scan via telemóvel da folha de exame e enviar para joao.paulo.carvalho@tecnico.ulisboa.pt
    • Deverão utilizar uma aplicação de scanning para Android ou IOS. Há várias aplicações gratuitas disponíveis (e.g.: Tiny Scanner; Simple Scan; Easy Scanner; CamScanner, etc.)
    • Por favor familiarizem-se com a app antes do exame
Estou obviamente disponível para dúvidas até lá.

Bom estudo,