Programa

Computação Gráfica

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

Programa

Enquadramento e conceitos fundamentais; Matemática para CG (inclui trigonometria e matrizes); Introdução ao three.js Transformações Geométricas: Transformações geométricas planas elementares; Transformações em coordenadas homogéneas; Transformações em três dimensões; Composição de transformações geométricas; Matriz de transformação composta. Grafos de cena; Manipulação de matrizes em three.js. Programação baseada em acontecimentos, animação e colisões. Pipeline Gráfico: Visualização e projecção; Câmara Virtual Simples; Visualização e Projecção em three.js; Iluminação (modelo de Blinn-Phong); Sombreamento (Flat, Gouraud e Phong) Recorte (Cohen-Sutherland e Sutherland-Hodgman) e remoção de superfícies ocultas. Operações sobre fragmentos: memórias-tampão e mapeamento de texturas. Novas arquitecturas hardware/software em Computação Gráfica.