Programa

Computação Gráfica

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

Programa

Fundamentos: Enquadramento e conceitos fundamentais; Matemática para CG (inclui trigonometria e matrizes); Introdução ao OpenGL Transformações Geométricas: Transformações geométricas planas elementares; Transformações em coordenadas homogéneas; Transformações em três dimensões; Composição de transformações geométricas; Matriz de transformação composta. Grafos de Cena; Manipulação de matrizes em OpenGL (ordem, modos, pilha, etc...); Programação baseada em eventos; Animação Interactiva. Pipeline de Visualização 3D: Visualização clássica e por computador; Visualização 3D; Câmara Virtual Simples; Visualização e Projecção em OpenGL; Iluminação (modelo de Phong e Blinn-Phong); Sombreamento (Flat, Gouraud e Phong) Recorte (Cohen-Sutherland e Sutherland-Hodgman) Operações sobre fragmentos – buffers e mapeamento de texturas Novas arquitecturas Hardware/Software em Computação Gráfica