Criar aplicações OpenGL em Windows e OSX

Este guia explica passo a passo como criar aplicações de OpenGL que empreguem a Glut em Visual Studio e em Xcode.

Nota: É recomendado o uso da versão 2010 do Visual Studio (não o Express). 

Parte 0 - Introdução ao OpenGL

Semana de 25 de Fevereiro a 1 de Março

O objectivo desta parte é experimentar o ambiente desenvolvimento que será utilizado nos laboratórios de Computação Gráfica, bem como introduzir a biblioteca OpenGL.

Parte 0 - Introdução ao OpenGL

Semana de 25 de Fevereiro a 1 de Março

O objectivo desta parte é experimentar o ambiente desenvolvimento que será utilizado nos laboratórios de Computação Gráfica, bem como introduzir a biblioteca OpenGL.

Parte 1 - Cena Simples Interativa com Câmara Fixa

Semanas de 4 a 15 de Março

Avaliação de 18 a 22 de Março

Os objectivos desta parte são compreender a estruturação de uma aplicação gráfica interativa e explorar os conceitos básicos de modelação.

Parte 2 - Cena Simples Interativa com Câmara Móvel

Semanas de 25 de Março a 5 de Abril

Avaliação de 8 a 12 de Abril

Os objectivos desta parte são explorar o conceito de câmara virtual, as diferenças entre câmara fixa e câmara móvel, e as diferenças entre projeção ortogonal e projeção perspectiva.

Parte 3 - Cena Interativa com Materiais e Luzes

Semana de 15 a 19 de Abril

Avaliação de 22 a 26 de Abril

Os objectivos desta parte são perceber as noções básicas de iluminação e os conceitos de material e fonte de luz direcional.

Parte 4 - Cena Interativa com Luzes Dinâmicas

Semana de 29 de Abril a 3 de Maio

Avaliação de 6 a 10 de Maio

Os objectivos desta parte são aprofundar os conhecimentos de iluminação com o conceito de spotlight e perceber os princípios básicos de aplicação de texturas.

Parte 5 - Cena Interativa com Deteção de Colisões e Sistemas de Partículas

Semana de 13 a 17 de Maio

Avaliação de 20 a 24 de Maio

Os objectivos desta parte são perceber os princípios básicos da deteção de colisões e dos sistemas de partículas.