Sumários
GPUs e Shading Languages
31 maio 2010, 12:30 • Alfredo Ferreira
Evolução do hardware gráfico. Pipeline gráfico fixo. Pipeline gráfico programável. Processador de vértices. Processador de fragmentos. Futuro do hardware gráfico.
Formatos de Imagem
26 maio 2010, 12:30 • Alfredo Ferreira
Generalidades sobre formatos de imagem. Formatos PBM, DIB (BMP), GIF, PNG, JFIF (JPEG). Considerações sobre uso de diferentes formatos.
Ray-Tracing
24 maio 2010, 12:30 • Alfredo Ferreira
Algoritmo de Ray-Tracing. Cálculo de intersecções em Ray-Tracing. Interacção da luz com superfícies em Ray-Tracing. Estratégias de optimização do algoritmo de Ray-Tracing.
RSO e Ray-Tracing
19 maio 2010, 12:30 • Alfredo Ferreira
Algoritmo da scan-line com remoção de superfícies ocultas. Algoritmo de ray-casting para RSO e sombreamento. Introdução ao algoritmo de ray-tracing.
Remoção de superfícies ocultas
17 maio 2010, 12:30 • Alfredo Ferreira
Algoritmo de ordenação em profundidade. Algoritmo do pintor. Algoritmo do Z-Buffer.