Sumários

GPUs e Shading Languages

31 maio 2010, 12:30 Alfredo Ferreira

Evolução do hardware gráfico. Pipeline gráfico fixo. Pipeline gráfico programável. Processador de vértices. Processador de fragmentos. Futuro do hardware gráfico.


 


Formatos de Imagem

26 maio 2010, 12:30 Alfredo Ferreira

Generalidades sobre formatos de imagem. Formatos PBM, DIB (BMP), GIF, PNG, JFIF (JPEG). Considerações sobre uso de diferentes formatos.


Ray-Tracing

24 maio 2010, 12:30 Alfredo Ferreira

Algoritmo de Ray-Tracing. Cálculo de intersecções em Ray-Tracing. Interacção da luz com superfícies em Ray-Tracing. Estratégias de optimização do algoritmo de Ray-Tracing.


RSO e Ray-Tracing

19 maio 2010, 12:30 Alfredo Ferreira

Algoritmo da scan-line com remoção de superfícies ocultas. Algoritmo de ray-casting para RSO e sombreamento. Introdução ao algoritmo de ray-tracing.


Remoção de superfícies ocultas

17 maio 2010, 12:30 Alfredo Ferreira

Algoritmo de ordenação em profundidade. Algoritmo do pintor. Algoritmo do Z-Buffer.