Sumários

Tiros, Explosões e Mini-Mapa

18 maio 2009, 08:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Os alunos serão avaliados sobre os seguintes pontos, no seguimento da aula anterior:

• Extensão do modelo físico dos objectos de forma a considerar um volume envolvente (p.e. uma "esfera").
  • Criação do gestor(es) de tiros (especialização do gestor de partículas), responsável(eis) pela gestão das tiros disparadas pela nave do Trent e pelos seus adversários.
  • Implementação dos disparos da nave do Trent em resposta ao  input do utilizador.
  • Detecção de colisões entre os elementos na cena e implementação do comportamento adequado no caso de colisão (explosão).
  • Adição de um mini-mapa num dos cantos da janela com a disposição da nave do Trent e dos adversários (este deve apresentar uma área superior à vista pela câmera).

Sombreamento

14 maio 2009, 16:00 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Modelo de Iluminação de Phong. Sombreamento constante. Sombreamento de Gouraud. Sombreamento de Phong.

Partículas e Colisões

12 maio 2009, 19:00 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Durante esta aula, os tópicos leccionados serão:

• Generalização do gestor de naves adversárias para gestor de partículas (naves, tanques, tiros, destroços, etc. ... ) ;
  • Algoritmos para detecção de colisões através do volume envolvente;
  • Gestão de colisões durante o ciclo da aplicação;
  • Destruição dos adversários e/ou da nave do Trent através de explosões.

Segunda avaliação do trabalho desenvolvido (8/12)

12 maio 2009, 17:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Os alunos foram avaliados sobre os seguintes pontos:
Na continuação do laboratório anterior, criar a classe que implementa o modelo físico a ser utilizado por objectos móveis da aplicação (uma instância da classe por cada objecto em causa).

Aplicação do modelo físico à nave e a todos os adversários fixos e/ou móveis, removendo toda a replicação de código associada ao controlo dinâmico destes elementos.

Criação de um gestor de adversários (fixos e/ou móveis) com gestão de recursos orientada à minimização das operações de new e/ou delete durante a execução da aplicação.
Teste ao gestor de adversários. Por exemplo, respondendo ao premir de um botão do rato, o adversário mais próximo é "destruído".

A nave do trent ao deslocar-se para a direita e/ou esquerda deve inclinar / rodar ligeiramente sobre o seu próprio eixo permitindo observar a sua modelação 3D.

Partículas e Colisões

12 maio 2009, 17:30 Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Durante esta aula, os tópicos leccionados serão:

• Algoritmos para detecção de colisões através do volume envolvente;
  • Gestão de colisões durante o ciclo da aplicação;
  • Destruição dos adversários e/ou da nave do Trent através de explosões.