Sumários
Tiros, Explosões e Mini-Mapa
18 maio 2009, 08:30 • Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes
Os alunos serão avaliados sobre os seguintes pontos, no seguimento da aula anterior:
- Extensão do modelo físico dos objectos de forma a considerar um volume envolvente (p.e. uma "esfera").
- Criação do gestor(es) de tiros (especialização do gestor de partículas), responsável(eis) pela gestão das tiros disparadas pela nave do Trent e pelos seus adversários.
- Implementação dos disparos da nave do Trent em resposta ao input do utilizador.
- Detecção de colisões entre os elementos na cena e implementação do comportamento adequado no caso de colisão (explosão).
- Adição de um mini-mapa num dos cantos da janela com a disposição da nave do Trent e dos adversários (este deve apresentar uma área superior à vista pela câmera).
Sombreamento
14 maio 2009, 16:00 • Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes
Modelo de Iluminação de Phong. Sombreamento constante. Sombreamento de Gouraud. Sombreamento de Phong.
Partículas e Colisões
12 maio 2009, 19:00 • Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes
Durante esta aula, os tópicos leccionados serão:
- Generalização do gestor de naves adversárias para gestor de partículas (naves, tanques, tiros, destroços, etc. ... ) ;
- Algoritmos para detecção de colisões através do volume envolvente;
- Gestão de colisões durante o ciclo da aplicação;
- Destruição dos adversários e/ou da nave do Trent através de explosões.
Segunda avaliação do trabalho desenvolvido (8/12)
12 maio 2009, 17:30 • Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes
Os alunos foram avaliados sobre os seguintes pontos:
Na continuação do laboratório anterior, criar a classe que implementa o modelo físico a ser utilizado por objectos móveis da aplicação (uma instância da classe por cada objecto em causa).
Aplicação do modelo físico à nave e a todos os adversários fixos e/ou móveis, removendo toda a replicação de código associada ao controlo dinâmico destes elementos.
Criação de um gestor de adversários (fixos e/ou móveis) com gestão de recursos orientada à minimização das operações de new e/ou delete durante a execução da aplicação.
Teste ao gestor de adversários. Por exemplo, respondendo ao premir de um botão do rato, o adversário mais próximo é "destruído".
A nave do trent ao deslocar-se para a direita e/ou esquerda deve inclinar / rodar ligeiramente sobre o seu próprio eixo permitindo observar a sua modelação 3D.
Partículas e Colisões
12 maio 2009, 17:30 • Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes
Durante esta aula, os tópicos leccionados serão:
- Generalização do gestor de naves adversárias para gestor de partículas (naves, tanques, tiros, destroços, etc. ... ) ;
- Algoritmos para detecção de colisões através do volume envolvente;
- Gestão de colisões durante o ciclo da aplicação;
- Destruição dos adversários e/ou da nave do Trent através de explosões.