Parte 0 - Introdução ao OpenGL

Semana de 27 de Fevereiro a 2 de Março

O objectivo desta aula é experimentar o ambiente desenvolvimento que será utilizado nos laboratórios de Computação Gráfica, bem como introduzir a biblioteca OpenGL.

Parte 0 - Introdução ao OpenGL

Semana de 27 de Fevereiro a 2 de Março

O objectivo desta aula é experimentar o ambiente desenvolvimento que será utilizado nos laboratórios de Computação Gráfica, bem como introduzir a biblioteca OpenGL.

Parte 1 - Cena Simples Interactiva com Câmara Fixa

Semanas de 5 a 23 de Março

Os objectivos da primeira parte dos trabalhos de laboratório são explorar os conceitos básicos de modelação e compreender a estruturação de uma aplicação gráfica interactiva.

A avaliação desta primeira parte corresponde a 3 valores da nota do laboratório.

Parte 2 - Cena Simples Interactiva com Câmara Móvel

Semanas de 26 de Março a 13 de Abril

Os objectivos da segunda parte dos trabalhos de laboratório são explorar o conceito de câmara virtual, as diferenças entre câmara fixa e câmara móvel, e entre projecção ortogonal e projecção perspectiva.

A avaliação desta segunda parte corresponde a 3 valores da nota do laboratório.

Parte 3 - Cena Interactiva com Materiais e Luzes

Semanas de 16 a 27 de Abril

Os objectivos da terceira parte dos trabalhos de laboratório são perceber as noções básicas de iluminação e os conceitos de material e fonte de luz direccional.

A avaliação desta terceira parte corresponde a 4 valores da nota do laboratório.

Parte 4 - Cena Interactiva com HUD e Luzes Dinâmicas

Semanas de 30 de Abril a 11 de Maio

Os objectivos da quarta parte dos trabalhos de laboratório são perceber como se constrói um HUD (heads-up display) e aprofundar os conhecimentos de iluminação com o conceito de spotlight.

A avaliação desta quarta parte corresponde a 5 valores da nota do laboratório.

Parte 5 - Cena Interactiva com Detecção de Colisões

Semanas de 14 a 25 de Maio

Osobjectivos da quinta parte dos trabalhos de laboratório são perceber os princípios básicos da detecção de colisões, dos sistemas de partículas e da aplicação de texturas.

A avaliação desta quinta parte corresponde a 5 valores da nota do laboratório.