Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica

O objectivo da disciplina é apresentar conhecimentos complementares na área de Física da Matéria Condensada. Na primeira parte é apresentada a estrutura electrónica dos sólidos tendo como objectivo calcular as propriedades dos materiais partindo das equações da mecânica quântica. Será dada grande ênfase à capacidade dos alunos de usar esses métodos para calcular propriedades de materiais em casos simples. Na segunda parte da disciplina discutem-se transições de fase em sistemas clássicos e quânticos. Caracterização e estudo de transições de fase clássicas e quânticas. Caracterização e estudo de fenómenos críticos. Desenvolver a capacidade de resolução analítica, numérica ou computacional de problemas no âmbito da disciplina. PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter conhecimentos prévios de Mecânica Quântica, Física Estatística, Física do Estado Sólido, Física da Matéria Condensada.