Normas de avaliação detalhadas

Sumário

A avaliação escrita desta disciplina compreende dois testes, cada um com a duração de 90 minutos, que poderão ser repetidos pelos alunos numa data de recurso, na forma abaixo descrita. Compreende também uma componente de avaliação contínua baseada em mini-testes de curta duração realizados nas aulas de problemas a qual terá um peso na classificação final de acordo com a tabela apresentada. Esta componente não poderá baixar a classificação obtida na avaliação escrita através dos testes.

Testes em data regular

Os dois testes que compreendem a avaliação escrita deverão ser preferencialmente realizados nas datas regulares, que são 8 de Novembro de 2014 e 5 de Janeiro de 2015. A nota de cada teste será atribuída na escala de 0 a 10 (com precisão às décimas). A classificação das provas escritas é a soma das notas do 1º e do 2º testes.

Prova de recuperação

O aluno pode optar por repetir um ou ambos os testes, na data de recurso de 26 de Janeiro de 2015. Para tal, é obrigatória a inscrição prévia na prova. O aluno terá a primeira hora e meia para recuperar o 1º ou o 2º teste. Terá mais hora e meia para fazer a recuperação dos dois testes, caso em que a sua prova será classificada como uma prova única e não como duas partes separadas.

Caso o aluno recupere um teste, a nota do mesmo prevalecerá sobre a nota do teste correspondente em data regular apenas se lhe for superior.

Caso o aluno recupere os dois testes, a classificação escrita do conjunto dos dois testes de recuperação prevalecerá sobre a classificação escrita dos testes realizados em data regular somente se lhe for superior. A opção pela realização dos dois testes de recuperação é equivalente à submissão a uma prova de exame final.

Avaliação contínua

Esta componente da avaliação consiste na realização de quatro fichas de avaliação, vulgo mini-testes, com a duração de 25 minutos cada. A resolução destas fichas terá lugar no final de cada aula prática das seguintes semanas efectivas de aulas:

4ª semana, 6-10 de Outubro

7ª semana, 27-31 de Outubro

12ª semana, 1-5 de Dezembro

14ª semana, 15-19 de Dezembro.

A matéria avaliada será até à Ficha de Exercícios correspondente a essa aula.

Cada aluno deverá realizar os mini-testes no turno prático em que está inscrito. A possibilidade do aluno  realizar algum mini-teste num turmo diferente daquele em que está inscrito está dependente da autorização por parte do docente do turno do aluno e daquele em que o aluno pretende realizar o mini-teste. A não observância desta norma resultará na invalidação do mini-teste respectivo.

Classificação final

A aprovação requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

A classificação dos mini-testes só influenciará a classificação final caso melhore a classificação obtida nos testes de acordo com a tabela seguinte:

Classificação mínima a obter em cada mini-teste (*)

Média Testes/Exame

14,5-15,4

AAAA

15,5-16,4

(*) A- Muito Bom; B- Bom; C- Satisfaz; D- Não Satisfaz.

Classificações superiores a 17

Um aluno com classificação final superior a 17 será convocado para se apresentar a exame oral. A não realização deste exame oral limita a classificação máxima a 17 valores.

Normas importantes sobre a realização dos testes

1. É obrigatória a inscrição na prova através do sistema fenix dentro do prazo a ser anunciado na página da disciplina.
  2. O aluno tem que se apresentar na prova munido de documento de identificação oficial com fotografia (BI, CC, passaporte) ou cartão de identificação do Técnico com fotografia.
  3. Não é permitida a utilização de qualquer tipo de calculadoras, computadores, telemóveis ou outros aparelhos electrónicos de cálculo e/ou comunicação.