Sumários

Aula Prática nº 10

6 maio 2011, 14:00 Ana Cannas da Silva

Discussão de problemas da ficha 5 sobre integrais duplos e triplos com mudanças de coordenadas.

Integrais de campos escalares em variedades (conclusão)

5 maio 2011, 17:00 Sílvia Nogueira da Rocha Ravasco dos Anjos

Fórmula alternativa para o factor de conversão de áreas num integral de superfície: norma do produto externo das derivadas parciais da parametrização. Exemplo de cálculo de uma área. Demonstração da independência da definição do integral da escolha de parametrização para a variedade.

Integrais de campos escalares em variedades (conclusão)

5 maio 2011, 16:00 Sílvia Nogueira da Rocha Ravasco dos Anjos

Mudança de coordenadas de integração

4 maio 2011, 18:00 Sílvia Nogueira da Rocha Ravasco dos Anjos

Exercícios sobre mudança de coordenadas de integração. Realização do oitavo miniteste.

Integrais de campos escalares em variedades

4 maio 2011, 17:00 Sílvia Nogueira da Rocha Ravasco dos Anjos

Definição do integral de um campo escalar numa variedade. Caso particular do integral de linha. Aplicações do integral de um campo escalar: volume p-dimensional de uma variedade de dimensão p, massa, coordenadas do centro de massa, momento de inércia.  Exemplo de cálculo de uma área de uma superfície e de um integral de linha.