AT24

28 Outubro 2016, 14:30 Roger Francis Picken

Revisão breve da aula anterior. Aplicações de integrais duplos e triplos. Centro de massa e centróide de uma placa fina ou de um sólido com função densidade de massa dada. Momento de inércia de um sólido relativo a um eixo de rotação, discussão da física, ilustrada com alguns movimentos de dança. Outros casos, como o momento de inércia de uma placa fina relativo a vários eixos.

Início das mudanças de coordenadas em integrais múltiplos. Exemplo de uma substituição num integral simples, e observações sobre esse processo. Exemplo de uma substituição de coordenadas x,y por coordenadas polares num integral duplo para calcular uma coordenada do centróide de uma placa com a forma de um meio-disco. TPC: cálculo do momento de inércia desta placa com uma função densidade de massa.

Nota: a aula foi observada por um colega do Hospital de Santa Maria no âmbito do projeto Observar e Aprender (observação e discussão de aulas entre docentes da Univ. de Lisboa, com o objetivo de melhorar as práticas letivas).