Publicados Slides sobre TFInversa, TFImplícita e TContracção

26 março 2019, 15:22 Luis Magalhães

Estão disponíveis a partir de "Slides" no Menu da Página da disciplina no Fénix ficheiros pdf de slides intitulados:

- "Teorema de Função Inversa e Função Implícita, a propósito de soluções de equações"
- "Pontos Fixos e Teorema de Contracção, a propósito de soluções de equações"

Aula prática de substituição - Sexta-feira, dia 8, 14:30 - 16:00, sala V1.15

8 março 2019, 11:02 Manuel Paulo de Oliveira Ricou

Substitui a aula prática de segunda-feira (feriado de Carnaval do passado dia 4).

AulaTeórica de Substituiçao - 8.MAR 08:00, Ga4

7 março 2019, 19:15 Luis Magalhães

Como anunciado desde a semana passada nas aulas, há uma aula teórica de substituição no dia 8.MAR às 8:00 na sala Ga4, em substituição antecipada da aula teórica marcada para 15 de Março que não se poderá realizar.

horário de dúvidas CDI-2, terça-feira, 27 de Fevereiro

25 fevereiro 2019, 15:22 Manuel Paulo de Oliveira Ricou

O horário de dúvidas das 14:00 às 15:30 nesta terça, 27/2 é cancelado, por impedimento do docente em causa.

Aviso Inicial: Lista de exercícios sugeridos, descrição do método de avaliação, horário de atendimento de alunos para esclarecimento de dúvidas, resumo do programa da disciplina

14 fevereiro 2019, 16:40 Luis Magalhães

O Método de Avaliação está descrito em detalhe na secção "Métodos de Avaliação" (acessível no menu da página da disciplina no Fénix).

As listas de exercícios sugeridos estão acessíveis na secção "Lista de Exercícios" (são necessárias já para a 1ª semana de aulas, com aulas a começar desde o 1º dia do semestre).

Os alunos são aconselhados a fazerem exercícios além dos sugeridos.

Horários de atendimento de alunos para esclarecimento de dúvidas pelos seguintes Professores (Sala P2):

2ª feira: 16:00-17:00  Professor Luis Magalhães

3ª feira: 14:00-15:30 Professor Manuel Ricou

4ª feira: 14:30-16:00 Professor Manuel Ricou

5ª feira: 16:00-17:00  Professor Luis Magalhães

O atendimento na sala P2 decorre nos 30 min. iniciais de cada período, terminando antes do final do período se deixar de haver alunos para atender.
Os alunos também podem ser atendidos nos horários de professores de CDI2 para outros cursos.

Resumo do programa da disciplina:

Cálculo Diferencial e Integral em n

(1)  Noções topológicas em ℝn

(2)  Limites, continuidade e cálculo diferencial

(3)  Integrais múltiplos

(4)  Curvas, caminhos e integrais de linha

(5)  Variedades diferenciais e integrais em variedades

(6)  Teorema Fundamental do Cálculo e aplicações

Bibliografia principal:

- PIRES, GABRIEL E., Cálculo Diferencial e Integral em Rn2ª Edição, Gabriel E. Pires, IST Press, 2014.

- PIRES, GABRIEL E., Exercícios de Cálculo Integral em Rn, IST Press 2007. 2ª Ed. 2018.

- DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA, Exercícios de Análise Matemática I e II, IST Press, 2003. (capítulo 7 - Introdução à Análise em Rn).

- MAGALHÃES, LUIS T., Integrais Múltiplos, 3ª Edição, Texto Editora, 1996.

- MAGALHÃES, LUIS T., Integrais em Variedades e Aplicações, 2ª Edição, Texto Editora, 1993.