Instruções para as provas de avaliação on-line

A avaliação do dia 15 de Junho e do dia 10 de Julho  é constituída por dois testes com a duração de uma hora cada, e com um intervalo de meia hora entre eles.

A realização de cada teste é constituída por uma parte inicial de identificação do aluno, e uma parte final, após uma hora do início do teste, de validação do ficheiro a submeter. Uma vez iniciado o teste, cada aluno deverá permanecer em sessão  até ao fim da hora, não havendo a possibilidade de sair, mesmo em caso de desistência ou no caso de ter terminado o teste mais cedo, excepto em situações de emergência que terão de ser devidamente justificadas.

Os testes serão feitos on-line através das plataformas Google Classroom e Zoom. Confirme que está registado no google classroom com pelo menos 5 dias de antecedência.

Cada teste, elaborado no formato google forms, terá dois tipos de perguntas:
- perguntas de correcção automática, que são respondidas directamente no enunciado (no Google Classroom);
- perguntas de resposta aberta: A resposta deverá ser feita numa folha A4 com o nome e o número de aluno no topo. No fim do teste o aluno deverá fotografar a sua resolução e fazer o upload do ficheiro na pergunta correspondente. O ficheiro deverá ser em formato png ou pdf, de tamanho inferior a 10MB, orientado na vertical. Para esse efeito sugere-se a utilização da app CamScanner (ou outra equivalente).

Equipamento necessário para a realização do teste

É necessário para a realização do teste que o aluno disponha de:
1) um computador ou de uma tablet, no qual acederá ao Google Classroom
2) um ligação à internet estável.
3) um telemóvel com câmara e capacidade para efectuar sessões de Zoom

Caso um aluno não disponha destas condições em casa poderá solicitar a realização da prova nas instalações do Técnico, submetendo para tal um pedido ao Conselho Pedagógico (cp@tecnico.ulisboa.pt) com a antecedência de uma semana.

Ambiente de trabalho e posicionamento da câmara

Sobre a secretária deverá estar apenas papel de rascunho, o papel no qual serão resolvidas as questões de resposta aberta e o computador (ou tablet) no qual o aluno acede ao Google Classrooom. Não é permitida a utilização de elementos de consulta nem de máquina de calcular.

A câmara da sessão Zoom deverá estar colocada de um dos lados do aluno, de modo a permitir uma visão tão ampla como possível do espaço de trabalho, do aluno e do ecrã do computador. Ver as instruções para a colocação do telemóvel.

É recomendado que a câmara esteja a carregar durante o teste para evitar problemas de falta de bateria.

A fim de preservar a privacidade de cada aluno recomenda-se que objectos pessoais sejam removidos do campo de visão da câmara.

É importante que seja garantido silêncio no ambiente de trabalho durante toda prova.

Ninguém mais deverá entrar nesse espaço durante a realização da prova

Sessão Zoom e início do teste

Será dado previamente a cada aluno o link de acesso à sessão Zoom.
Os alunos devem comparecer na sua sessão de Zoom com 10 minutos de antecedência em relação à hora estipulada para o início da prova.

Cada sessão requer um registo, no qual os alunos deverão utilizar o endereço de email que consta no sistema Fénix.
Cada aluno deverá estar identificado indicando primeiro e último nome e o seu número, como no exemplo "João Santos 99000".

Ao entrar na sua sessão  e quando o docente solicitar o aluno deve aproximar-se da câmara a fim de ser identificado devendo ter na sua posse o seu Cartão de Aluno ou  Cartão de Cidadão ou Passaporte  . O docente fará um screenshot do aluno e do seu cartão.

O aluno deverá permanecer na sessão zoom durante toda a duração da prova, saindo apenas quando tal lhe for indicado.

Durante o teste

Se os alunos precisarem de comunicar depois de iniciarem a prova, devem fazer-lo por chat privado.

Não são permitidas idas à casa de banho durante o teste.

Não é permitido o uso de auriculares ou phones.

Fim do teste

No fim da prova o  docente irá solicitar aos alunos que mostrem à câmara do Zoom o ficheiro a submeter e  fará um screenshot do ficheiro. Serão atribuídos alguns minutos para fotografar, fazer "upload" do ficheiro e submeter a prova. No caso do aluno não ter respondido à pergunta aberta deve escrever "não respondi" fazer o upload e submeter a prova. Após o screenshot do ficheiro, se necessário,  o aluno poderá desligar brevemente a câmara para fotografar o ficheiro.

O aluno deverá conservar o original sem alterar o seu conteúdo em nenhuma forma, para possível verificação posterior de qualquer ponto que não esteja claro no ficheiro enviado. O original deve ser guardado pelo menos até que as notas tenham sido publicadas e a revisão de provas tenha sido feita.

Desistências

Quem desejar desistir deverá aguardar até ao final do teste. No fim da prova deverá submeter, na pergunta onde é pedido a submissão de um ficheiro, uma foto de uma página onde escreveu "Desisto"  e submeter a prova.

Falhas de internet, fraudes e outras situações excepcionais

Se durante a prova ocorrer alguma irregularidade, tal como uma falha de internet com alguma duração, ou outra, o aluno poderá ser convocado posteriormente para uma verificação oral da prova que entregou.

Aconselha-se também a leitura da seguinte página do IST com recomendações gerais para os alunos.

.