Avaliação de Conhecimentos: regras detalhadas

A avaliação consiste em dois testes ou exame, e avaliação continua facultativa (ver abaixo).

Cada teste tem a duração de 1h30m e é classificado de 0 a 20 (arredondado às décimas).  A nota final é dada pela média aritmética dos dois testes, com o eventual bónus da avaliação continua.

Na época de recurso, o aluno pode fazer/repetir apenas um dos testes, ou os dois testes. No primeiro caso, disporá da primeira hora e meia de prova para a sua realização. No segundo caso, disporá do total das 3 horas de prova e conta como exame. Neste caso recebe apenas uma nota para o conjunto dos dois testes, que substitui, se superior, a média das notas dos testes já obtida. Contará sempre a melhor nota obtida nas duas épocas. Não existe nota mínima em qualquer dos testes.

Oral: Os alunos cuja nota final seja superior a 17 podem submeter-se, se o desejarem, a uma prova oral de defesa de nota. Caso não o façam, a sua nota final será de 17 valores.

As datas dos testes são (ver secção Avaliação):

1º Teste 2º Teste Época de recurso
 9 de Novembro de 2019 (sábado), 9:00 6 de Janeiro de 2020, 9:00 28 de Janeiro de 2020, 8:00

Os alunos que pretendam comparecer a qualquer um dos testes/exame, devem inscrever-se previamente no Fénix, como indicado durante o semestre, e trazer identificação com fotografia e folha de exame do IST.

Não será permitido o uso de máquina de calcular, telemóvel ou qualquer outro dispositivo electrónico, bem como de tabelas ou formulários.

Avaliação contínua: Existirá ao longo do semestre uma avaliação contínua facultativa, formada por

4 minitestes a realizar nos últimos 20 minutos da aula prática correspondente,

Cada miniteste cobre a matéria dada nas práticas até essa semanainclusive. Os exercícios serão semelhantes aos das Fichas de Exercícios.

Os alunos deverão fazer os minitestes sempre no mesmo turno prático.

As aulas práticas previstas para a realização dos minitestes são as seguintes:

1º miniteste
 2º miniteste
 3º miniteste
 4º miniteste
 aula prática 4
(7 a 11 de Outubro)

aula prática 7
(28 a 31 de Outubro)

aula prática 11
(25 a 29 de Novembro)

aula prática 14
(16 a 20 de Dezembro)

Cada miniteste é classificado com um número inteiro de 0 a 3 em que

Muito Bom = 3 val., Bom = 2 val., Suficiente = 1 val., Insuficiente = 0 val.

A não realização de um miniteste também é classificada com Insuficiente = 0 val.

A Nota de Minitestes NMT é a soma das 4 notas, mas só é atribuída se o aluno não tiver mais de uma nota Insuficiente = 0 val.

Esta avaliação pode traduzir-se num bónus na nota de Testes/Exame de acordo com a seguinte tabela: