Métodos de Avaliação

A avaliação tem duas componentes: avaliação contínua durante as aulas práticas e a nota dos testes ou exames.

Avaliação contínua: Nos últimos 10 minutos de cada aula prática (começando na segunda) os alunos resolverão um problema que será classificado com 1-mau, 2-suficiente ou 3-bom. A nota da avaliação contínua NC de 1 a 3 terá como base a média das notas nestes problemas, podendo ainda ser levada em conta a participação dos alunos nas aulas práticas.

Avaliação por testes ou exames: Haverá dois testes de 1h30m. O primeiro será no dia 24 de Abril e o segundo no dia 21 de Junho coincidindo com a data do primeiro exame. A nota de um dos testes poderá ser melhorada no dia 7 de Julho que é também a data do segundo exame. Não é necessário decidir antecipadamente qual dos testes se vai melhorar. Para obter aprovação pela via dos testes o aluno deverá ter pelo menos 8 em cada um dos testes. Optando por esta via dos testes, a nota dos testes ou exames NE é a média aritmética das notas dos testes.

Alternativamente, a nota NE é a melhor das notas obtidas no primeiro e segundo exames que têm a duração de 3h. Os alunos que tenham realizado algum teste podem optar pela via dos exames entregando o primeiro ou o segundo exame.

A Nota Final é calculada recorrendo à seguinte tabela:

NE/NC 1 2 3
9 Rep Rep 10
10 Rep 10 11
18 Oral Oral Oral
19 Oral Oral Oral
20 Oral Oral Oral

Como indicado na tabela, uma nota superior a 17 dá acesso a uma prova oral a combinar com o responsável. Não comparência à prova oral resulta numa nota final de 17.

Os trabalhadores estudantes estão dispensados da avaliação contínua (a sua nota é simplesmente NE) embora possam ter acesso a ela se assim o desejarem.

Não é permitido o uso de calculadora nem a consulta de materiais de estudo durante as provas de avaliação . Os alunos devem inscrever-se para os testes e exames através do sistema Fénix e devem apresentar-se aos testes e exames munidos do Bilhete de Identidade ou cartão de aluno do IST.