Métodos de Avaliação

A avaliação tem duas componentes: avaliação contínua durante as aulas práticas (componente opcional) e a nota dos testes ou exame (componente obrigatória).

Funcionamento das aulas práticas: Haverá uma lista semanal de exercícios propostos. Estes devem ser preparados pelos alunos antes das respectivas aulas práticas, de acordo com as indicações do docente. Durante as aulas práticas os alunos trabalharão em grupos pequenos para finalizar a resolução dos exercícios, recorrendo ao docente para esclarecer eventuais dúvidas. Em cada aula prática os alunos poderão ter de resolver um exercício-teste curto no fim da aula, que poderá ser corrigido. O docente avaliará o trabalho feito pelos alunos dentro e fora das aulas, levando em consideração o nível de preparação, a pontualidade e o empenho na aula dos alunos. Esta avaliação resultará na nota da avaliação contínua. O docente das aulas práticas registará semanalmente os resultados da sua avaliação numa ficha com o nome, número e fotografia de cada aluno.

Avaliação contínua:  A nota da avaliação contínua, NC, poderá ser 1 ou 2 e será atribuída pelo docente das aulas práticas com base no trabalho do aluno, de acordo com a seguinte correspondência: 2 - bom; 1 - insuficiente.

Avaliação por testes ou exame: Haverá dois testes de 1h30m, o primeiro durante o semestre de aulas e o segundo na 1ª época de exames. Haverá ainda uma data de recurso na 2ª época de exames, na qual os alunos poderão escolher entre melhorar a nota de qualquer um dos testes durante a primeira hora e meia, ou fazer exame durante 3 horas. Não é necessário decidir antecipadamente qual dos testes se vai melhorar.

Não é permitido o uso de calculadora nem a consulta de materiais de estudo durante as provas de avaliação. Os alunos devem apresentar-se aos testes ou exame munidos do Bilhete de Identidade ou cartão de aluno do IST. As resoluções devem ser escritas com caneta em folhas de teste do IST.

Não há nota mínima nos testes.  A nota de cada teste é um inteiro de 0 a 20. A nota da avaliação escrita, NE, é a média arredondada das melhores notas obtidas nos dois testes, ou a nota do exame se esta for superior à média dos testes.

A Nota Final será calculada de acordo com a seguinte tabela:

NE/NC 1 2
9 Rep 10
10 10 11
11 11 12
12 12 13
13 13 14
14 14 15
15 15 15
16 16 16
17 17 17
18 18* 18*
19 19* 19*
20 20 20

* Os alunos com nota 18 ou 19 podem realizar uma prova oral para defesa de nota. Caso contrário, a respectiva nota final será de 17 valores.

Notas de testes, ou da avaliação contínua, obtidas em semestres anteriores, não são consideradas.

Avaliação em Época Especial: A avaliação será por exame (3 horas) em data a indicar.