Sumário

A avaliação escrita desta disciplina compreende dois testes, cada um com a duração de 90 minutos, que poderão ser repetidos pelos alunos numa data de recurso, na forma abaixo descrita. Compreende também uma componente de avaliação contínua baseada em  mini-testes de curta duração realizados nas aulas teóricas, a qual terá um peso na classificação final de acordo com a tabela apresentada. Esta componente não poderá baixar a classificação obtida na avaliação escrita através dos testes.

Testes em data regular

Os dois testes que compreendem a avaliação escrita deverão ser preferencialmente realizados nas datas regulares, que são

• 12 de Novembro de 2016, às 12:00
  • 9 de Janeiro de 2017, às 18:30.

A nota de cada teste será atribuída na escala de 0 a 20 (com precisão às décimas). A classificação das provas escritas é a média das do 1º e 2º testes. A realização de cada teste pressupões obrigatoriamente inscrição prévia.

Prova de recuperação

O aluno pode optar por repetir um ou ambos os testes, na data de recurso de

• 30 de Janeiro de 2017, às 8:00.

Para tal, é obrigatória a inscrição prévia na prova. O aluno terá a primeira hora e meia para recuperar o 1º ou o 2º teste. Terá mais hora e meia para fazer a recuperação dos dois testes, caso em que a sua prova será classificada como uma prova única e não como duas partes separadas.

Caso o aluno recupere um teste, a nota do mesmo prevalecerá sobre a nota do teste correspondente em data regular apenas se lhe for superior.

Caso o aluno recupere os dois testes, a classificação escrita do conjunto dos dois testes de recuperação prevalecerá sobre a classificação escrita dos testes realizados em data regular somente se lhe for superior. A opção pela realização dos dois testes de recuperação é equivalente à submissão de uma prova de exame final.

Avaliação contínua

Esta componente da avaliação é opcional e consiste na realização de quatro fichas de avaliação, vulgo mini-testes, com a duração de 20 minutos cada. A resolução destas fichas terá lugar no final de cada uma das seguintes aulas teóricas:

• 7 de Outubro
  • 28 de Outubro
  • 2 de Dezembro
  • 16 de Dezembro.

A matéria avaliada será até à Ficha de Exercícios trabalhada na semana anterior.

A cada mini-teste será atribuída a classificação de 0,1, 2 ou 3. A classificação total dos mini-testes será a soma das classificações dos quatro. À não realização de um mini-teste corresponde a atribuição da nota 0 nesse mini-teste.

Classificação final

A aprovação requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

A classificação dos mini-testes só influenciará a classificação final caso melhore a classificação obtida nos testes.

A forma de cálculo da classificação final F é a seguinte:

Seja E a classificação das provas escritas e seja M a classificação total dos mini-testes, ambas consideradas atrás.

1. Se E < 8.0, a nota dos mini-testes não contará e o aluno reprovará.
  2. Se o aluno tiver duas classificações de 0 nos mini-testes, a nota dos mini-testes não contará e F=E arredondada às unidades.
  3. Se E ≥ 16.5, a nota dos mini-testes não contará e F=E arredondada às unidades.
  4. Nos casos restantes a classificação final F será calculada do seguinte modo: na tabela em baixo o aluno identifica na primeira linha a entrada correspondente à sua classificação das provas escritas E. Se a sua nota dos mini-testes M for, pelo menos, igual ao valor correspondente na segunda linha, a sua classificação final será F=E+1 arredondada às unidades, excetuando o caso 8.0≤E≤8.4 em que F=10:

8.0–8.4

8.5–9.4

9.5–10.4

10.5–11.4

11.5-12.4

12.5-13.4

13.5-14.4

14.5-15.4

15.5-16.4

Classificação final superior a 17

Um aluno com classificação final F superior a 17 será convocado para se apresentar a exame oral. A não realização deste exame oral limita a classificação máxima a 17 valores.

Normas importantes sobre a realização dos testes

1. É obrigatória a inscrição na prova através do sistema fenix dentro do prazo a ser anunciado na página da disciplina.
  2. O aluno tem que se apresentar na prova munido de documento de identificação oficial com fotografia (BI, CC, passaporte) ou cartão de identificação do Técnico com fotografia.
  3. Não é permitida a utilização de qualquer tipo de calculadoras, computadores, telemóveis ou outros aparelhos electrónicos de cálculo e/ou de comunicações.