Métodos de Avaliação

A avaliação tem duas componentes: avaliação contínua durante as aulas práticas (componente opcional) e a nota dos testes ou exame (componente obrigatória).

Funcionamento das aulas práticas: Haverá uma lista bi-semanal de exercícios propostos. Estes exercícios devem ser preparados pelos alunos antes das respectivas aulas práticas, de acordo com as indicações do docente. Durante as aulas práticas os alunos trabalharão em grupos pequenos para finalizar a resolução dos exercícios, recorrendo ao docente para esclarecer eventuais dúvidas. Em cada aula prática os alunos poderão ter de resolver um exercício-teste curto no fim da aula, que poderá ser corrigido. O docente avaliará o trabalho feito pelos alunos dentro e fora das aulas, levando em consideração o nível de preparação, a pontualidade e o empenho na aula dos alunos. Esta avaliação resultará na nota da avaliação contínua. O docente das aulas práticas registará semanalmente os resultados da sua avaliação numa ficha com o nome, número e fotografia de cada aluno.

Avaliação contínua:  A nota da avaliação contínua, NC, será um inteiro de 1 a 2 atribuído pelo docente das aulas práticas com base no trabalho do aluno, de acordo com a seguinte correspondência: 2 - bom; 1 - insuficiente.

Avaliação por testes ou exame: Haverá dois testes de 1h30m, o primeiro durante o semestre de aulas e o segundo na 1ª época de exames. Haverá ainda uma data de recurso na 2ª época de exames, quando os alunos poderão escolher entre melhorar a nota de qualquer um dos testes durante a primeira hora e meia, ou fazer exame durante 3 horas. Não é necessário decidir antecipadamente qual dos testes se vai melhorar.

Não é permitido o uso de calculadora nem a consulta de materiais de estudo durante as provas de avaliação. Os alunos devem apresentar-se aos testes ou exame munidos do Bilhete de Identidade ou cartão de aluno do IST. As resoluções devem ser escritas com caneta em folhas de teste do IST.

Não há nota mínima nos testes.  A nota de cada teste é um inteiro entre 0 e 20. A nota da avaliação escrita, NE, é a média arredondada das melhores notas obtidas nos dois testes, ou a nota do exame se for superior à média dos testes.

A Nota Final é calculada recorrendo à seguinte tabela:

NE/NC 1 2
9 Rep 10
18 Oral Oral
19 Oral Oral
20 Oral Oral

Como indicado na tabela, uma nota superior a 17 dá acesso a uma prova oral. Não comparência à prova oral resulta numa nota final de 17.

Notas de testes, ou da avaliação contínua, obtidas em semestres anteriores, não são consideradas.

Avaliação em Época Especial: A avaliação será por exame (3 horas) em data a indicar.

A midterm exam or a final written exam. An additional oral exam for students with a final grade equal or higher than 17/20.