Avaliação de Cálculo Diferencial e Integral I

Segue-se uma actualização sobre a forma como irá decorrer a avaliação da disciplina em consequência das medidas decretadas pelos órgãos de gestão do IST em resposta à actual crise de saúde pública.

É importante que sigam com atenção os anúncios que serão publicados e nos quais serão dadas informações e instruções detalhadas adicionais sobre o funcionamento das provas de avaliação.

Datas e horas:  mantêm-se as anteriormente anunciadas no Fenix:

·         15 de Junho, 9:00

·         10 de Julho, hora a anunciar

2 Testes por data:   Tal como num semestre normal, a matéria da disciplina será dividida em dois testes. Cada teste será avaliado por uma classificação entre 0 e 20 arredondada às décimas. No final, o aluno precisará de obter uma média dos dois testes de, pelo menos, 9,5 valores para obter aprovação na disciplina.

Para obter uma classificação final, o aluno tem que se submeter à avaliação de ambas as partes mas poderá escolher como o fazer usando as duas datas disponíveis indicadas em cima.

Nas duas datas as provas decorrerão da mesma forma:

  • Haverá um tempo disponibilizado para a realização do 1º teste, findo o qual os alunos submeterão as suas respostas a este teste. Em seguida, haverá um tempo disponibilzado para resolver o 2º teste findo o qual os alunos submeterão as respostas a este teste.
  • Em cada data o aluno poderá realizar os dois testes ou um deles à sua escolha. Para cada teste contará a melhor nota obtida nas duas datas. A classificação final da avaliação escrita será dada pela média entre aquelas duas melhores notas. Não há nota mínima para qualquer um dos testes.

Se o aluno obtiver uma classificação média superior a 17, terá que se submeter a uma prova oral, para manter (ou eventualmente subir) essa nota, que será realizada de modo remoto. Caso o aluno não a realize ou o seu desempenho na oral não seja satisfatório, a sua nota final será de 17.


Informação sobre as provas não presenciais


Informações sobre os testes

A avaliação do dia 15 de Junho é constituída por dois testes com a duração de uma hora cada, e com um intervalo de meia hora entre eles.

Os testes serão feitos online através das plataformas Google Classroom e Zoom.

Uma vez iniciado o teste, cada aluno deverá permanecer no local e na sessão Zoom até ao fim do teste, não havendo a possibilidade de sair mesmo em caso de desistência, excepto em situações de emergência que terão de ser devidamente justificadas.

Cada teste, elaborado no formato Google Forms, terá dois tipos de perguntas: 

- perguntas de correcção automática, que são respondidas directamente no computador;

- perguntas de resposta aberta: A resposta deverá ser feita em folhas A4 com o nome e o número de aluno no topo. No fim do teste o aluno deverá fotografar a sua resolução e fazer o upload do ficheiro em formato png ou pdf onde solicitado no Google Classroom. Ver também a secção "Fim do Teste".


Equipamento necessário para a realização do teste

É necessário para a realização do teste que o aluno disponha de:

1) um computador ou um tablet, no qual acederá ao Google Classroom;

2) uma ligação estável à internet;

3) um telemóvel (ou um segundo computador/tablet) com capacidade para efectuar sessões de Zoom.

Caso um aluno não disponha destas condições em casa poderá solicitar a realização da prova nas instalações do Técnico, submetendo para tal um pedido ao Conselho Pedagógico (cp@tecnico.ulisboa.pt) com uma antecedência mínima de uma semana.


Ambiente de trabalho e posicionamento da câmara

Sobre a secretária deverá estar apenas papel de rascunho, o papel no qual serão resolvidas as questões de resposta aberta e o computador (ou tablet) no qual o aluno acede ao Google Classrooom. Não é permitida a utilização de elementos de consulta nem de máquina de calcular.

A câmara da sessão Zoom deverá estar colocada de um dos lados do aluno, de modo a permitir uma visão tão ampla como possível do espaço de trabalho, do aluno e do ecrã do computador. Ver as instruções para a colocação do telemóvel.

É recomendado que a câmara esteja a carregar durante o teste para evitar problemas de falta de bateria.

A fim de preservar a privacidade de cada aluno recomenda-se que objectos pessoais sejam removidos do campo de visão da câmara.

É importante que seja garantido silêncio no ambiente de trabalho durante toda prova.

Ninguém mais deverá entrar nesse espaço durante a realização da prova


Sessão Zoom e início do teste

Será dado previamente a cada aluno o link de acesso à sessão Zoom.

Os alunos devem comparecer na sua sessão de Zoom com 15 minutos de antecedência em relação à hora estipulada para o início da prova.

Cada sessão requer um registo, no qual os alunos deverão utilizar o endereço de email que consta no sistema Fénix

Cada aluno deverá estar identificado indicando o seu número, primeiro e último nome, como no exemplo: "99000 João Santos".

Ao entrar na sua sessão o aluno deve aproximar-se da câmara a fim de ser identificado devendo ter na sua posse o seu Cartão de Aluno (ou Cartão de Cidadão ou Passaporte). Nesse momento o docente fará um screenshot do aluno e do seu cartão.

O aluno deverá permanecer na sessão zoom durante toda a duração do teste, saindo apenas quando tal lhe for indicado.


Durante o teste

Se os alunos precisarem de comunicar com o docente depois de iniciarem a prova, devem fazê-lo por chat privado no Google Classroom.

Não são permitidas idas à casa de banho durante o teste.


Fim do teste

No fim da prova o aluno deverá: 

1) Mostrar à câmara do Zoom as folhas com a resolução das perguntas de resposta aberta - o docente fará um screenshot dessas folhas;

2) fotografar a resolução e fazer o upload, onde solicitado no Google Classroom, num único ficheiro PDF ou PNG de tamanho inferior a 10MB, orientado na vertical.  Para esse efeito sugere-se a utilização da app CamScanner (ou outra app equivalente). 

3) Não se esqueça de submeter a prova.

Nota: o ficheiro deverá ser sempre submetido, mesmo pelos alunos que não responderam às perguntas, escrevendo nesse caso "não respondi" na folha.


Desistências

O aluno deverá permanecer na sessão Zoom até ao fim do teste, saindo apenas quando tal lhe for indicado.

O aluno deverá também fazer upload, na pergunta de resposta aberta, duma foto duma página onde escreveu "Desisto".


Falhas de internet, fraudes e outras situações excepcionais

Se durante a prova ocorrer uma falha de internet com  alguma  duração,  o  aluno  poderá ser  convocado  posteriormente  para  uma verificação oral da prova que entregou.

Na eventualidade de haver uma falha que comprometa a prova ou que impeça a sua entrega, o aluno poderá fazer uma prova oral.

Se houver uma dúvida da parte do docente de que poderá ter ocorrido alguma irregularidade na avaliação, poderá o docente, excepcionalmente, solicitar aos alunos envolvidos a realização de uma prova oral.

Qualquer detecção de fraude resultará na anulação da prova do aluno em causa, bem como numa participação da ocorrência ao Conselho Pedagógico.