Sumários

AT15

8 março 2013, 14:00 Roger Francis Picken

Conceitos de extremos para funções de 1 variável e de n variáveis, usando a fórmula de Taylor de ordem 2. Pontos críticos e a sua classificação de acordo com a matriz Hessiana, incluindo uma discussão da noção de função quadrática definida positiva, definida negativa e indefinida.


Derivação da Função composta

7 março 2013, 16:30 Pedro Alves Martins Rodrigues

Resolução de problemas sobre derivação de funções compostas.

Mini-Teste


AT14

7 março 2013, 14:30 Roger Francis Picken

(aula dada em inglês - resumo em português)

Continuação da discussão sobre a equação de onda, e referência breve à equação de Korteweg-de Vries (KdV) e as ondas solitárias (solitões) observadas por J Scott Russell. Fórmula de Taylor para funções em R^n, começando com uma revisão do caso n=1. Casos particulares: a fórmula de Taylor de ordem 1 e 2, e o caso de ordem 0 com termo de resto (teorema de Lagrange). 

Acetatos


4ª Aula

6 março 2013, 17:00 Esmeralda Sousa Dias

Derivada da função composta (ficha de trabalho n. 4).


AT13

6 março 2013, 14:00 Roger Francis Picken

(aula dada em inglês - resumo em português)

Derivadas de ordem superior. Teorema de Schwarz sobre a igualdade das derivadas parciais cruzadas. Funções de classe C^p e C^infinito. Observações breves sobre as equações às derivadas parciais (EDP) na física. Exemplo do cálculo de derivadas parciais de ordem 2 de uma função composta. Soluções trigonométricas da equação de onda para uma função de duas variáveis (posição x e tempo t).

Acetato