COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL/ INTRODUÇÃO

  1. Definir comunicação empresarial.
  2. Debater a importância das competências de comunicação em Engenharia.
  3. Relacionar competências comunicacionais com outras competências transversais.
  4. Listar 3 benefícios de possuir competências de comunicação em Engenharia.
  5. Discutir a importância relativa das competências técnicas versus competências transversais.
  6. Identificar situações específicas no mundo da engenharia em que é necessário comunicar.
  7. Discutir o papel da aprendizagem nas competências comunicacionais.
  8. Relacionar traços de personalidade com facilidade/dificuldade em comunicar.
  9. Definir apreensão de comunicação.
  10. Listar 3 estratégias para melhorar as competências de comunicação.

JARGÃO
  1. Definir jargão.
  2. Distinguir jargão de calão
  3. Identificar 3 razões pelas quais os especialistas utilizam jargão com audiências não especialistas
  4. Identificar 3 benefícios do uso de jargão
  5. Identificar 3 consequências negativas do uso de jargão com audiências não especialistas
  6. Identificar termos em engenharia informática que são jargão para audiências não especialistas
  7. Caracterizar code-switching
  8. Relacionar code-switching, jargão e comunicação de ciência
  9. Identificar 2 estratégias ou tools de conversão de jargão para texto comum
  10. Adaptar um texto técnico a uma audiência leiga.

FORMAÇÃO
  1. Definir formação
  2. Descrever 3 benefícios de ministrar acções de formação
  3. Distinguir as 4 fases do modelo formativo
  4. Caracterizar o levantamento de necessidades
  5. Descrever 3 boas práticas da fase planeamento
  6. Construir objetivos de aprendizagem operacionais
  7. Distinguir métodos passivos de métodos ativos
  8. Descrever 4 estratégias de métodos ativos e 4 estratégias de métodos passivos
  9. Descrever o modelo de avaliação de Kirkpatrick
  10. Preparar adequadamente uma formação utilizando um modelo de plano de sessão

COMUNICAÇÃO POSITIVA
  1. Descrever 4 características de uma comunicação positiva
  2. Relacionar comunicação positiva e comunicação profissional
  3. Identificar palavras negativas
  4. Identificar palavras enfraquecedoras
  5. Distinguir frases negativas de frases positivas
  6. Exemplificar frases negativas utilizadas comummente
  7. Listar 3 consequências de utilizar comunicação negativa
  8. Listar 3 consequências de utilizar comunicação positiva
  9. Identificar os 4 níveis de comunicação positiva*
  10. Converter frases negativas em frases positivas
*Este é um desafio para o projecto, vamos trabalha-lo na semana 4 e tudo vai fazer sentido. Sim, vamos poder usar os slides como source 1 :)
COMUNICAÇÃO INTERNA
  1. Definir comunicação interna
  2. Enunciar 3 benefícios de uma comunicação interna eficaz
  3. Debater o papel do colaborador no processo de comunicação interna
  4. Distinguir 3 desafios a uma comunicação interna eficaz
  5. Descrever 4 dimensões da comunicação interna
  6. Caracterizar 3 momentos de comunicação interna
  7. Caracterizar 3 meios/ferramentas de comunicação interna
  8. Definir clientes internos
  9. Listar 3 boas práticas de comunicação em reuniões
  10. Listar 3 boas práticas de comunicação em correio eletrónico

RECLAMAÇÕES E CONFLICTOS
  1. Definir reclamação
  2. Enunciar dados estatísticos gerais sobre reclamações no mundo empresarial
  3. Diferenciar PWOM de NWOM
  4. Debater a questão - o/a cliente tem sempre razão?
  5. Distinguir e caracterizar as diferentes fases da gestão profissional de reclamações
  6. Definir validação e distingui-la de invalidação
  7. Pensar de forma alternativa num conflito
  8. Associar o modelo cognitivo de Beck à gestão de conflitos
  9. Definir pensamento alternativo
  10. Relacionar pensamento automático, pensamento alternativo e gestão de conflitos