COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL/ INTRODUÇÃO
- Definir comunicação empresarial.
- Debater a importância das competências de comunicação em Engenharia.
- Relacionar competências comunicacionais com outras competências transversais.
- Listar 3 benefícios de possuir competências de comunicação em Engenharia.
- Discutir a importância relativa das competências técnicas versus competências transversais.
- Identificar situações específicas no mundo da engenharia em que é necessário comunicar.
- Discutir o papel da aprendizagem nas competências comunicacionais.
- Relacionar traços de personalidade com facilidade/dificuldade em comunicar.
- Definir apreensão de comunicação.
- Listar 3 estratégias para melhorar as competências de comunicação.
JARGÃO
- Definir jargão.
- Distinguir jargão de calão
- Identificar 3 razões pelas quais os especialistas utilizam jargão com audiências não especialistas
- Identificar 3 benefícios do uso de jargão
- Identificar 3 consequências negativas do uso de jargão com audiências não especialistas
- Identificar termos em engenharia informática que são jargão para audiências não especialistas
- Caracterizar code-switching
- Relacionar code-switching, jargão e comunicação de ciência
- Identificar 2 estratégias ou tools de conversão de jargão para texto comum
- Adaptar um texto técnico a uma audiência leiga.
FORMAÇÃO- Definir formação
- Descrever 3 benefícios de ministrar acções de formação
- Distinguir as 4 fases do modelo formativo
- Caracterizar o levantamento de necessidades
- Descrever 3 boas práticas da fase planeamento
- Construir objetivos de aprendizagem operacionais
- Distinguir métodos passivos de métodos ativos
- Descrever 4 estratégias de métodos ativos e 4 estratégias de métodos passivos
- Descrever o modelo de avaliação de Kirkpatrick
- Preparar adequadamente uma formação utilizando um modelo de plano de sessão
COMUNICAÇÃO POSITIVA- Descrever 4 características de uma comunicação positiva
- Relacionar comunicação positiva e comunicação profissional
- Identificar palavras negativas
- Identificar palavras enfraquecedoras
- Distinguir frases negativas de frases positivas
- Exemplificar frases negativas utilizadas comummente
- Listar 3 consequências de utilizar comunicação negativa
- Listar 3 consequências de utilizar comunicação positiva
- Identificar os 4 níveis de comunicação positiva*
- Converter frases negativas em frases positivas
*Este é um desafio para o projecto, vamos trabalha-lo na semana 4 e tudo vai fazer sentido. Sim, vamos poder usar os slides como source 1 :)
COMUNICAÇÃO INTERNA- Definir comunicação interna
- Enunciar 3 benefícios de uma comunicação interna eficaz
- Debater o papel do colaborador no processo de comunicação interna
- Distinguir 3 desafios a uma comunicação interna eficaz
- Descrever 4 dimensões da comunicação interna
- Caracterizar 3 momentos de comunicação interna
- Caracterizar 3 meios/ferramentas de comunicação interna
- Definir clientes internos
- Listar 3 boas práticas de comunicação em reuniões
- Listar 3 boas práticas de comunicação em correio eletrónico
RECLAMAÇÕES E CONFLICTOS- Definir reclamação
- Enunciar dados estatísticos gerais sobre reclamações no mundo empresarial
- Diferenciar PWOM de NWOM
- Debater a questão - o/a cliente tem sempre razão?
- Distinguir e caracterizar as diferentes fases da gestão profissional de reclamações
- Definir validação e distingui-la de invalidação
- Pensar de forma alternativa num conflito
- Associar o modelo cognitivo de Beck à gestão de conflitos
- Definir pensamento alternativo
- Relacionar pensamento automático, pensamento alternativo e gestão de conflitos