Métodos de Avaliação

ECTS

De acordo com as normas da ULisboa, cada ECTS implica um total de 28 horas de esforço. Estas horas incluem todas as atividades - aulas, projetos e estudo independente.

Esta unidade curricular, com 3 ECTS, representa 84 horas de trabalho nas oito semanas (7 semanas de aulas + 1 entrega de projeto), aproximadamente 10,5 horas por semana - 3 de aulas (1 bloco para aplicação de conceitos e 1 bloco para desenvolvimento de projeto) e 7 de estudo independente. Como vamos dividir estas horas de esforço?

COMPONENTES DE AVALIAÇÃO CCEIC

O esforço e a classificação de CCEIC correspondem a 100% = 20 valores = 200 pontos. Envolverá três componentes principais: Compreensão/preparação de conceitos | Aplicação de conceitos | Inovação baseada em conceitos.

1. Compreensão/preparação de conceitos

Teremos acesso a vídeos, textos e artigos dos sete temas principais antes das aulas. O objetivo é prepara-los antes dos blocos de aplicação dos conceitos, interagindo com esses materiais. O sistema atribui pontos para cada atividade desenvolvida - leitura, comentários, respostas a possíveis perguntas pop-up. Para obter os pontos máximos do tema - 10 - é necessário interagir com todos os materiais desse tema específico.

Neste componente utilizaremos a plataforma Moodle, juntamente com o FeedbackFruits (integrado no Moodle). Conta-se que esta preparação ocupe 2 horas semanais.

Esta preparação é opcional. És bem-vindo/a nas aulas, mesmo que tenhas perdido esta preparação e os pontos correspondentes, uma vez que será realizado um pequeno resumo no início de cada bloco de aplicação de conceitos.

2. Aplicação de conceitos

Agora que os conceitos principais foram compreendidos, é tempo de os ativar nos blocos de aplicação ou através de atividades autónomas. Podes escolher tema por tema se preferes vir às aulas ou fazer a atividade, ou nenhuma delas – perdendo neste caso os pontos desse tema. A escolha é sempre tua.

2.1. Blocos de aplicação

Num dos nossos blocos de aulas semanais iremos trabalhar em pequenos grupos, aleatórios, e realizar atividades que promovam a aplicação dos conceitos relativos ao tema.

Nestas aulas, os 10 pontos serão normalmente divididos pelos seguintes parâmetros:

1.      Participação nas atividades

2.      Conclusão da tarefa (entrega - Moodle/FeedbackFruits)

3.      Revisão de competências - a revisão anónima que os seus colegas de grupo farão sobre o teu profissionalismo durante atividades e tarefas (Moodle/FeedbackFruits)

4.      Revisão por pares - a revisão anónima que os outros grupos farão ao trabalho do teu grupo (Moodle/FeedbackFruits)

5.      As tuas revisões - Se concluíste as revisões aos seus colegas (Moodle/FeedbackFruits)

A ida às aulas é opcional. Podes optar por fazer a tarefa autónoma ou perder os pontos desse tema específico e vir na próxima semana.

2.2.   Tarefas autónomas

Supõe que tens desafios de calendário, és um aluno trabalhador ou simplesmente preferes passar as aulas. Nesse caso, cada tema terá uma tarefa de aplicação autónoma com a mesma pontuação que as aulas - 10 pontos por tema. Todas as tarefas têm critérios objetivos, serão entregues no Moodle e serão corrigidas pela equipa docente.

A realização das tarefas autónomas é opcional. Podes optar por ir à aula ou perder os pontos desse tema específico e fazer a tarefa na próxima semana.

3. Inovação baseada em conceitos

O segundo bloco de aulas - "Bloco de projeto" - será de realização de um projeto baseado nos nossos temas. O objetivo é trabalhar com um grupo escolhido aleatoriamente na primeira aula, escolher um tema, e desenvolver uma plataforma de auto-aprendizagem para que os utilizadores possam atingir de forma autónoma os objetivos de aprendizagem desse tema específico. Pode ser uma aplicação, um site, um documento ou o que quer que se decidam.

Durante as sessões do projeto, aplicaremos técnicas de comunicação e receberemos feedback dos nossos colegas de grupo.

Espera-se que os membros do grupo realizem trabalho extra fora das aulas.

As áreas de avaliação para esta componente serão as seguintes:

1.      Número de sessões de projeto em que participou

2.      Revisão de competências da sessão pelos colegas do grupo relativamente

a.      Profissionalismo (dividido em critérios objetivos)

b.      Aplicação de técnicas específicas durante as sessões do projeto

3.      Avaliação do produto final

a.      Revisão por pares -  outros grupos

b.      Avaliação do atingir dos critérios de avaliação pela equipa docente

Este componente é opcional. Podes ter 14 se fizeres tudo o resto.

Podes encontrar mais informações sobre o projeto na secção Projetos, no Fenix (disponível em breve).