Programa

Bioempreendedorismo

Diploma de Estudos Avançados em Biotecnologia e Biociências

Programa

Este curso está organizado em dois tipos de aulas complementares: Secção I: Projecto: ?da Tecnologia ao Mercado?. As equipas irão desenvolver uma das ideias tecnológicas submetidas, seguindo um conjunto de tarefas pré-estabelecidas de acordo com templates fornecidos A. Busca e concepção: (1) Descrição da tecnologia e identificação de características únicas 2) estratégias de protecção de IP (3) 1º período de entrevistas: Identificação de necessidades de cliente. (4) Lista de aplicações potenciais (5) Alinhamento de produtos / aplicações e segmentos de mercado. -?Elevator pitch?: Descrição da tecnologia -Propostas de valor: para 5 aplicações/produtos diferentes B. Avaliação de mercado: (1) 2º período de entrevistas: recolha de informação sobe o mercado endereçável. (2) Mapeamento de indústria e competição, (3) Estudo de regulação necessária, (4) Identificação de ?stakeholders?, -Avaliação de mercado e segmentação -Selecção de duas aplicações/Produtos C. Planificação de negócios: (1) Análise competitiva e estrutura da indústria, (2) Modelo e estratégia de negócio (3) Definição sumária de planos tecnológico, operações e comercialização, (4) Estrutura financeira e necessidades de financiamento -Selecção de uma aplicação/produto -Apresentação e relatório finais Versões intermédias de relatórios e apresentações serão solicitadas. Os alunos são incentivados a identificar uma competição de empreendedorismo onde concorrer com o seu projecto. Secção II: workshops específicos e casos de estudo: Estas sessões incluem convidados e abrangem os temas (1) Da tecnologia para o mercado, (2) Protecção de IP, (3) Técnicas de apresentação, (4) Regulamentação, (5) Técnicas de entrevista, (6) Segmentação de mercado, (7) Modelos de negócio, (8) Finanças, e financiamento da empresa.