Objectivos

Diploma de Estudos Avançados em Biotecnologia e Biociências

Pretende-se fornecer ao aluno conhecimentos sobre metodologias físicas que permitam obter uma informação quantificada sobre a estrutura e dinâmica de sistemas bioquímicos a nível molecular, bem como envolvendo uma complexidade superior a nível celular. Além do conhecimento das potencialidades e limitações de cada metodologia, das quais deverá obter conhecimento dos seus princípios básicos, deverá ainda ficar com capacidade de desenhar aproximações múltiplas a um problema específico em estudo, utilizando a complementaridade dos vários métodos. Em alternativa, poderá também visar a obtenção de informação idêntica por distintas técnicas, pretendendo uma confirmação independente das propriedades do sistema. Por último o aluno deverá ficar com conhecimentos que lhe permitam um entendimento global dos sistemas bioquímicos, no âmbito das outras unidades curriculares que frequenta, bem como no âmbito da investigação específica que constitui objecto do seu programa de investigação de doutoramento.