Sumários

Sequenciação de DNA

8 março 2012, 17:00 Leonilde Morais Moreira

Foram abordadas duas estratégias para a sequenciação de DNA: o método de terminação da cadeia e a pirosequenciação.

Descreveram-se ainda as estratégias para sequenciar genomas.


Introdução à tecnologia do DNA recombinado

1 março 2012, 20:00 Leonilde Morais Moreira

Deram-se exemplos de proteínas recombinadas produzidas em microrganismos e asua aplicações na indústria biotecnológica.


Introdução à tecnologia do DNA recombinado

1 março 2012, 17:00 Leonilde Morais Moreira

Discutiu-se o uso de vectores de expressão controlada com vista à superprodução de proteínas recombinadas em E. coli e presentaram-se as características úteis destes vectores. Foram discutidas proteínas de fusão com uma cauda (por exemplo um pequeno péptido com 6 histidinas ou fusões GST) que permitem a purificação da proteína de fusão num único passo, por cromatografia de afinidade numa coluna com enchimento apropriado à cauda em questão.


Introdução à tecnologia do DNA recombinado

23 fevereiro 2012, 20:00 Leonilde Morais Moreira

Discutiu-se uma outra abordagem utilizada em estudos de expressão genética global, mais concretamente os microarrays de DNA (GeneChips). Deram-se exemplos de outras aplicações desta tecnologia, nomeadamente em diagnóstico clínico e estudos de genética humana.


Introdução à tecnologia do DNA recombinado

23 fevereiro 2012, 17:00 Leonilde Morais Moreira

Foram apresentadadas 2 técnicas de introdução de rDNA em bactérias: a transformação química e a electrotransformação. Descreveram-se os vários métodos de introdução de rDNA: em levedura (transformação, electrotrasnformação) e em células animais (métodos físicos como a microinjecção e bombardeamento de partículas e métodos químicos).

Descreveu-se a metodologia de transferência de ácidos nucleicos por capilaridade (Southern blotting) e sua fixação em membranas de nitrocelulose ou nylon. Descreveu-se um métodos para marcação de sondas de DNA ("primer extension").

Discutiu-se a aplicação da hibridação de Northern em estudos de regulação da expressão genética a nível transcricional.Apresentou-se o princípio teóricos da técnica de PCR em tempo real e deram-se exemplos de utilização da mesma.