Sumários

Aula 22: Sistemas de suporte à decisão: Parte II

3 dezembro 2019, 11:30 Paulo Carreira

Implementação de operações OLAP em SQL. Codificação de operador ROLL UP através de uniões de operações GROUP BY. Operadores ROLLUP e CUBE BY. Constituição genérica de grupos. Grouping Sets. Consultas em SQL de análise de dados correspondentes as operações ROLL UP e DRILL DOWN.


Aula 21: Apoio ao projecto + Revisão de Indices

29 novembro 2019, 10:00 Paulo Carreira

Esclarecimento de dúvidas e apoio à realização do projecto.


Aula 20: Sistemas de suporte à decisão: Parte I

26 novembro 2019, 11:30 Paulo Carreira

Introdução aos sistemas de suporte à decisão. O modelo multi-dimensional. Modelo em estrela. Cubo dimensional. Arquitetura de um Data Warehouse. Processos de ETL. Sistemas OLAP. Operações OLAP. Hierarquias de agregação. Prospeção de informação (Data Mining). Modelos em Estrela (“Star”), Floco de Neve (“Snow Flake”) e Constelação (“Constellation”).


Aula 19: Índices – Aula Teórico-pratica

22 novembro 2019, 10:00 Paulo Carreira

Resolução interativa do guia prático sobre índices previamente disponibilizado aos alunos. Funcionamento do comando ‘explain’.


Aula 18: Indíces

19 novembro 2019, 11:30 Paulo Carreira

Organização física de dados. Heaps em memória secundária. Indices B-tree e Indices Hash. Índices primários e secundários. Índices agrupados e desagrupados. Índice densos vs. índices densos. Características e trade-offs de diferentes tipos de índices. Utilização de índices para melhorar o desempenho. . Funcionamento do optimizador.