Aulas de Laboratório L-15 Terça-Feira dia 24

23 novembro 2009, 16:26 Paulo Carreira

Na próxima Terça-Feira dia 24, excepcionalemente, não será leccionado o turno L-15. Os alunos inscritos neste turno deverão comparecer no turno L-21 que terá lugar no memo horário (11h30-13h00).

Aulas de lab. de BD na sexta-feira dia 13 de Novembro

10 novembro 2009, 10:43 Bruno Emanuel Da Graça Martins

Na sexta-feira, dia 13 de Novembro, o docente Bruno Martins não se encontrará no IST-TaguaPark por motivos relacionados com a participação numa reunião de projecto, a decorrer na Alameda.

Os alunos poderão comparecer nos restantes turnos de laboratório da disciplina, no caso de o número de alunos assim o permitir. Em alternativa, os alunos poderão assistir a uma aula extra, que irá decorrer no dia 16 de Novembro (segunda-feira) pelas 11:30 na sala 1.29.

Notas referentes à primeira entrega do projecto

6 novembro 2009, 13:57 Bruno Emanuel Da Graça Martins

Foram publicadas as notas referentes à primeira entrega do projecto.

Notas sobre a implementação da segunda parte do projecto

4 novembro 2009, 08:59 Bruno Emanuel Da Graça Martins

Chamamos a atenção dos alunos para o seguinte conjunto de aspectos que têm sido levantados com frequência nas aulas de dúvidas:

1. Na pergunta 2.3, alínea b), pretende-se obter, através de uma única consulta, a percentagem de perguntas de texto no conjunto total de perguntas, e a percentagem de perguntas de escolha múltipla no conjunto total de perguntas.
  2. Na álgebra relacional não existem operadores equivalentes às funções de manipulação de datas e de strings existentes no sistema PostgreSQL. Os alunos podem usar a sua própria notação para estas funções, devendo ter o cuidado de a explicar devidamente no relatório.
  3. No conjunto de relações apresentado no início do enunciado, estão em falta algumas chaves estrangeiras.
    1. Na relação resultado, o atríbuto numinq é uma chave estrangeira para inquerito.
    2. Na relação pergunta, o atríbuto numinq é uma chave estrangeira para inquerito.
    3. Na relação pergtxt, os atríbutos numinq,numperg são uma chave estrangeira para pergunta.
    4. A relação respme devia chavar-se pergme, e os atríbutos numinq,numperg são uma chave estrangeira para pergunta.

Aulas de lab. de BD entre 13 e 15 de Outubro

5 outubro 2009, 16:06 Bruno Emanuel Da Graça Martins

Entre os dias 13 e 15 de Outubro, inclusive, o docente Bruno Martins não se encontrará no IST por motivos relacionados com a participação numa conferência.

Os alunos com turnos de laboratório leccionados por este docente, durante os dias acima indicados, poderão comparecer nos restantes turnos de laboratório da disciplina, no caso de o número de alunos assim o permitir. Em alternativa, os alunos poderão assistir a uma das seguintes aulas extra:

• 16 de Outubro pelas 11:30 (turno de lab. com zero grupos inscritos)
  • 16 de Outubro pelas 14:00 (turno de lab. com zero grupos inscritos)
  • 16 de Outubro pelas 16:30 (aula extra) - Sala 1.29
  • 19 de Outubro pelas 16:30 (aula extra) - Sala 1.31