Geral

Soluções da 1ª parte

  • Solução 1ª parte que têm que seguir para a 2ª parte: ER, RIs do ER, Relacional, tabelas e triggers SQL. Criem as tabelas na base de dados do v/ grupo (BDn). Para distinguir as tabelas da vossa solução da 1ª parte, acrescentem um prefixo (Gn, em que n é o número do v/ grupo) aos nomes das vossas tabelas.
  • Dados para carregar as tabelas (usar o utilitário Import/Export do SQLServer)
  • Uma solução possível para as interrogações (A-H) da 1ª parte do projecto.

2ª Parte

  • As interfaces e classes Java que têm que seguir na resolução da 2ª parte do projecto encontram-se aqui (javaBD.zip).
  • A avaliação da 2ª parte do projecto será feita com base na interface IAplicacao (i.e., a vossa classe Aplicacao tem que implementar os métodos definidos em IAplicacao) e na solução e dados da 1ª parte fornecidos no item anterior. A vossa implementação tem que compilar com o "ant" (disponível nos PCs dos laboratórios) que usa o ficheiro "build.xml" (equivalente a uma makefile) disponibilizado no javaBD.zip. Os testes da avaliação automática vão ser executados com base neste build.xml.
  • Na inserção de um jogo da final (método insereJogo()), arbitrem o valor do tempo em que teve lugar um dado evento (golo ou cartão).
  • Dados para carregar as tabelas sem o jogo da final
  • Esclarecimento: Na alínea 2.1.B, é pedido para melhorar a interrogação 1.2.G do enunciado inicial que corresponde à 1.2.C da Adenda.
  • Mais esclarecimentos (publicados no TDI na sexta, dia 12/12).
  • Mais outros esclarecimentos de última hora: na resposta à alínea 2.3, não precisam de mostrar um gráfico, basta uma tabela onde indicam, para cada interrogação, os valores dos tempos de execução antes e depois da optimização e qual a optimização feita. Nessa resposta, indiquem também, quais as optimizações que sugeriam e que, como o SQLServer não suporta, não podem ver melhoria de desempenho.
  • Relativamente ao código a entregar para 2.1., a classe Aplicação implementa os métodos: setPassword(), setUser(), setUrl() e setDriver(). São esses métodos que são chamados pela classe Teste depois de instanciar a Aplicacao.

Datas de entrega e Notas

1ª Parte Projecto: 03/11/2003 Notas

2ª Parte Projecto: 15/12/2003 (adiada para 16/12/2003) Notas

Discussões: 17,18,19/12/2003 (adiada para 18, 19 e 22/12/2003).

Revisão de provas: 20/1/2004, às 10H, na sala 2-N5.17. Notas finais

Software (download)

Visio PCs do Laboratório: T:\tagus\software\applications\visio\2002\pro, máquina tlinux: /afs/tagus/software/...

SQLServer2000 PCs do Laboratório: T:\tagus\software\servers, máquina tlinux: /afs/tagus/software/...

Discussões

Os horários disponíveis para discussões estão acessíveis aqui.

Os alunos devem inscrever-se enviando um mail para Helena.Galhardas@tagus.ist.utl.pt (por favor indiquem o número do grupo e/ou nº alunos).

O local da discussão é a sala 2-N5.17.