Semana 3-Dez.

Semana 26-Nov.

Optimização de consultas.

Semana 19-Nov.

Optimização e execução de consultas.

Para resolver os exercícios os alunos devem consultar a documentação do SGBD MySQL sobre o comando EXPLAIN:

Semana 12-Nov

Índices.

Semana 5-Nov.

Exercícios sobre normalização.

Semana 29-Out.

Desenvolvimento de Aplicações PHP

Nota: Consultar as instruções de acesso ao cluster sigma na secção "Aulas práticas"

Semana 22-Out.

Triggers e stored procedures.

Nota: Nos laboratórios pode não ser possível testar os triggers criados, uma vez que o MySQL 5.0 requer permissões de administrador para tal.

Caso os alunos queiram efectuar testes recomenda-se que criem um stored procedure com a mesma funcionalidade e o testem com uma chamada explicita.

Podem depois criar um trigger (apenas no papel) que se limita a chamar esse stored procedure.

Documentação sobre a sintaxe de triggers e stored procedures em MySQL pode ser encontrada aqui:

Semana 15-Out.

SQL - Parte 2

Semana 8-Out.

SQL

(o script inicial pode ser encontrado aqui )

Semana 1-Out

Álgebra relacional.

Semana 24-Set

Diagramas E-A.

Folha para entrega

Folha padrão para entrega dos exercícios semanais.

Todos os exercícios resolvidos devem ser entregues em folhas com este formato.

Pauta com avaliação dos exercícios semanais

Encontra-se online a pauta com a avaliação das fichas de exercícios semanais.

A pauta será periodicamente actualizada com a avaliação dos exercícios, à medida que os docentes responsáveis pelas aulas de laboratório façam a correcção dos mesmos.

Os alunos deverão esclarecer dúvidas relativamente à correcção dos exercícios nas aulas de laboratório ou nas aulas de dúvidas.