Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

A Biologia Computacional (ou Bioinformática) desenvolve métodos computacionais e algoritmos para o processamento de dados biológicos e utiliza modelação matemática e estatística para definir hipóteses testáveis sobre entidades e processos biológicos. Esta disciplina introdutória pretende familiarizar os alunos com as metodologias computacionais e matemáticas que estão na base de muitas das abordagens que suportam os novos desenvolvimentos desta área. Adicionalmente, pretende-se desenvolver o espírito crítico através da leitura e análise de publicações cientificas relevantes à disciplina. A componente prática da disciplina pretende dotar os alunos da capacidade de desenvolvimento de ferramentas de software para o tratamento e integração de dados biológicos e clínicos.