Sumários

Trabalho laboratorial 5 - Regulação da repressão catabólica em levedura. Determinação da atividade da enzima Malato desidrogenase

4 junho 2021, 08:00 Margarida Palma

Introdução ao tema da repressão catabólica em levedura. Importância da regulação transcricional e dos mecanismos pós-tradução na resposta da levedura a diferentes concentrações de glucose.

Preparação dos extratos celulares das estirpes S. cerevisiae BY4741 e mutantes derivados cat8Δ e mig1Δ previamente cultivadas em condições de repressão (50 g/l glucose) e desrepressão (0.5 g/l glucose).

Determinação da concentração de proteína total pelo método de Bradford.

Ensaio enzimático para determinação da atividade da enzima malato desidrogenase nas três estirpes crescidas em condições de repressão e desrepressão. Como cada turno tem 5 ou 6 grupos, foi atribuída uma ou duas estirpes/condição a cada grupo e a análise dos resultados finais teve em consideração o resultado obtido por cada um dos grupos.

Os resultados da diminuição da absorvância (340nm) ao longo do tempo para cada uma das estirpes/condição foram registados no computador do laboratório e posteriormente reunidos e colocados à disposição dos alunos na página da disciplina.

Devido à situação pandémica, assistiram à aula laboratorial dois elementos do grupo. O terceiro elemento assistiu remotamente por forma a garantir que o número de alunos não excedia o número máximo permitido para a área do laboratório de aulas.

Regulação da expressão genética_II (aula online)

1 junho 2021, 14:30 Arsénio do Carmo Sales Mendes Fialho

Regulação da expressão genética em procariotas. O operão do triptofano; características e modo de funcionamento. Controlo da transcrição do operão por repressão pelo produto; apo-repressor e co-repressor (triptofano). Regulação por atenuação do operão do triptofano: região leader e do atenuador. Modo de funcionamento do atenuador: Transcrição e tradução da região leader; disponibilidade de triptofano e paragem/ou continuação da síntese de transcripto pela RNA polimerase. Formação de ganchos de anti-terminação ou de terminação.

Regulação da expressão genética em eucariotas. Condensação e descondensação de histonas (processo de acetilação). Ilhas GC em promotores e metilação de promotores. Eucromatina e heterocromatina.

31 maio 2021, 08:00 Margarida Palma

28 maio 2021, 08:00 Margarida Palma