Sumários

Não houve aula

24 maio 2018, 12:30 Arsénio do Carmo Sales Mendes Fialho

Não houve aula


Regulação da expressão genética em procariotas

22 maio 2018, 12:30 Arsénio do Carmo Sales Mendes Fialho

Regulação da expressão genética em procariotas. O operão do triptofano; características e modo de funcionamento. Controlo da transcrição do operão por repressão pelo produto; apo-repressor e co-repressor (triptofano). Regulação por atenuação do operão do triptofano: região leader e do atenuador. Modo de funcionamento do atenuador: Transcrição e tradução da região leader; disponibilidade de triptofano e paragem/ou continuação da síntese de transcripto pela RNA polimerase. Formação de ganchos de anti-terminação ou de terminação.

Regulação da expressão genética em eucariotas. Condensação e descondensação de histonas (processo de acetilação). Ilhas GC em promotores e metilação de promotores. Eucromatina e heterocromatina.


Regulação da expressão genética

17 maio 2018, 12:30 Arsénio do Carmo Sales Mendes Fialho

Regulação da expressão genética: considerações gerais. Regulação da expressão genética em procariotas. Genes regulados por repressores e activadores. O operão da lactose: características e modo de funcionamento (regulação por indução pelo substrato). Genes estruturais do operão, região do promotor e operador. Gene regulador lac I (repressor). Efeito da presença de glucose no funcionamento do operão (proteína CRP e papel do AMP cíclico). Repressão catabólica da glucose; crescimentos diauxicos).


Tradução: síntese proteica

15 maio 2018, 12:30 Arsénio do Carmo Sales Mendes Fialho

Tradução: sinais de início da tradução (reconhecimento do mRNA pelo ribossoma); região de Shine-Delgarno (procariotas) e terminal 5’ cap (eucariotas). Características gerais do processo de tradução: iniciação, alongamento e terminação da tradução; o código genético e suas características. Definição de polissomas. Participação de proteínas chaperoninas no processo de tradução.


Digestão de DNA cromossómico e plasmídico com uma endonuclease de restrição. Separação e visualização de fragmentos de restrição por electroforese em gel de agarose

11 maio 2018, 08:00 Miguel Nobre Parreira Cacho Teixeira

Utilizou-se a electroforese em gel de agarose para a separação de fragmentos de DNA cromossómico e plasmídico previamente digeridos pela enzima de restrição EcoRI. A visualização do DNA foi realizada sob luz ultra-violeta após incubação do gel de agarose em solução “GreenSafe”.