Métodos de Avaliação

Avaliação contínua

A avaliação contínua consiste de 4 testes e tem o peso total de 70% (14 valores) da nota final da época normal:

  • Teste 1 (MAP30), na semana 4 — Monóides e grupos, grupos diedrais, geradores e relações, permutações e grupos simétricos, corpos, grupos de matrizes e grupos dos quaterniões.
  • Teste 2 (MAP30), na semana 7 — Homomorfismos e acções, centralizadores e normalizadores, grupos e subgrupos cíclicos, reticulados de subgrupos.
  • Teste 3 (MAP30), na semana 12 (semana 10 de aulas) — Quocientes de monóides e de grupos, relações de congruência e subgrupos normais, classes laterais, teorema de Lagrange, teoremas de isomorfismo, grupos livres, novamente geradores e relações.
  • Teste 4 (MAP30), na semana 15 (semana 13 de aulas) — Anéis e domínios de integridade, homomorfismos e quocientes, álgebra de ideais, teorema chinês do resto, anéis de fracções.

A cotação de cada teste é um número racional entre 0 e 3,5 arredondado às décimas. A nota final da avaliação contínua, C, é a soma das notas dos testes, arredondada às décimas.

Conforme previsto no regulamento de avaliação, os testes serão realizados nas aulas.


Época normal

O exame da época normal tem a duração de 1 hora e contribui com 30% para a nota final (6 valores), sendo classificado com um número racional E arredondado às décimas.

O exame terá duas partes: uma que incide sobre a matéria que não tiver sido avaliada nos testes de avaliação contínua, nomeadamente, anéis de inteiros quadráticos, domínios euclidianos, domínios de ideais principais, domínios de factorização única; e uma pergunta adicional sobre qualquer parte da matéria, com a cotação de 2,5 valores.

A nota final da época normal, N, é o arrendondamento inteiro de C + E.


Época de recurso

O exame da época de recurso tem a duração de 2 horas, incide sobre a totalidade da matéria e é classificado com um número inteiro R de 0 a 20.


Nota final

A nota final desta UC é max(N, R).