Sumários

25ª Aula

10 dezembro 2008, 08:00 Luís Eça

Método da Malha de Vórtices. Linearização da Esteira e escolha dos pontos de controlo. Método de painel tri-dimensional.

Apresentação do segundo trabalho prático: Cálculo numérico das características aerodinâmicas de uma asa finita. PSW e LSUST+ASA2D.


24ª Aula

5 dezembro 2008, 09:30 Luís Eça

Método de Glauert. Asas de resistência induzida mínima. Distribuição de circulação elíptica. Afilamento. Introdução dos efeitos da viscosidade. Resistência de perfil. Decomposição da resistência de atrito e de pressão. Fórmulas de transformação de Prandtl. Efeito de Placas verticais aplicadas na extremidade.


12ª Aula

3 dezembro 2008, 11:00 Luís Eça

Problemas de fluido perfeito e de camada limite.


23ª Aula

3 dezembro 2008, 08:00 Luís Eça

Asas finitas. Cararacterização geométrica. Forma em planta, ângulos de flecha, torção e diedro. Escoamento em torno da extremidade, esteira de vórtices livres e vórtices de extremidade. Velocidade induzida pela esteira. Modelo de vórtice em ferradura.

Teoria da linha sustentadora. Linearização da esteira. Velocidade descendente, ângulo de ataque induzido e ângulo de ataque efectivo. Resistência induzida. Equação da linha sustentadora. Problema de análise e problema de projecto.


22ª Aula

28 novembro 2008, 09:30 Luís Eça

Método de painel. Discretização geométrica e aproximação por troços das intensidades das linhas de fontes/poços. Matrizes dos coeficientes de influência. Aplicação da condição de Kutta. Determinação das forças e momentos aplicados.

Programa ASA2D. Métodos de cálculo e limitações de utilização.