Funcionamento dos Laboratórios

Durante a primeira fase, cada aula tem a seguinte estrutura:

1. Introdução de um novo conjunto de conceitos OpenGL.
  2. Discussão sobre como estes novos conceitos se devem integrar na arquitetura em desenvolvimento. Será fornecido algum código ao aluno, cabendo-lhe a integração correta do mesmo na sua arquitetura e a extensão ou alteração deste de acordo com as necessidades próprias do projeto.
  3. Colocação de uma tarefa bem definida a cada aluno, de acordo com as necessidades do seu projeto, que se propõe explorar as novas funcionalidades introduzidas, no contexto do seu projecto final. Esta tarefa visa focar o aluno ao longo da semana de trabalho.
  4. Apontamento para a bibliografia essencial que deverá ser lida para a próxima aula de forma a tirar o maior proveito da mesma.

A ideia fundamental é que, durante esta primeira fase, o aluno esteja a progredir, acompanhado, na criação de toda a estrutura arquitetural necessária à sua aplicação. Ao fim desta fase, é esperado que o aluno tenha resolvido todas as suas dúvidas em relação à estrutura do projeto que está a desenvolver, e já ter um pequeno protótipo a funcionar. Também é esperado que o aluno tenha a noção mais clara da dificuldade das tarefas que faltam implementar e reveja a sua especificação à luz das mesmas.

Entrega da Especificação do Projecto e Avaliação da Arquitectura

A aula 7 é uma aula de avaliação. Cada grupo de alunos será avaliado mediante uma breve apresentação à turma (9 minutos de apresentação + 6 minutos para perguntas) em formato PDF e enviada até ao dia anterior à apresentação ao docente responsável pelos laboratórios. Adicionalmente, cada grupo deverá redigir a especificação do projeto que se compromete implementar no âmbito dos laboratórios (máximo 1 folha, frente e verso) e entregá-la juntamente com a apresentação. Ao longo da apresentação, os alunos deverão explicar como a arquitetura que desenvolveram até ao momento é adequada para o desenvolvimento da aplicação, apontar os elementos em falta e como serão integrados na arquitetura de forma a conseguir cumprir a especificação entregue.

A avaliação da arquitetura (em conjunto com o conceito) contribui para 25% da nota do projecto.

Estrutura sugerida para a apresentação:

1. Título da aplicação e nome dos autores.
  2. Descrição do conceito, recorrendo a desenhos e imagens que serviram de inspiração.
  3. Estado actual do desenvolvimento, recorrendo a um snapshot ou a um vídeo de 30 segundos, no máximo.
  4. Descrição completa da arquitetura. Quais as entidades, classes de gestão e controlo que constituem a aplicação e como se relacionam? Que ficheiros de configuração irão usar? Pretendem integrar alguma biblioteca externa? Neste ponto, deve ficar claro: como a aplicação irá funcionar em termos de conjunto, quais os aspectos estáticos e dinâmicos (controlados por que modelos?) da aplicação, o que já foi desenvolvido e o que falta desenvolver.
  5. Descrição sumária da estrutura do(s) grafo(s) de cena. Qual a sequência pela qual a cena é desenhada?
  6. Análise de risco. Quais as dificuldades antecipadas para o desenvolvimento, os pontos críticos e as soluções alternativas consideradas.
  7. Planeamento e divisão do trabalho dos diferentes elementos do grupo até ao final do projeto.

Projeto

Neste ponto, os alunos têm todos os elementos básicos para realizar o protótipo funcional da aplicação, excepto a detecção de colisões. Mas esta pode ser simplificada tendo em conta o domínio de aplicação. É esperado que cada grupo já tenha um conceito delineado e tenha uma nova versão implementada a cada aula, e a vá refinando com a nova matéria.

Se ainda não o fizeram comecem a trabalhar no vosso protótipo. Nesta fase, acabaram-se os pequenos exemplos "só para experimentar".