Sumários

Aula T6

4 outubro 2018, 14:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Dieléctricos gasosos: Visão microscópica versus visão macroscópica do efeito coroa; o efeito coroa enquanto fenómeno de histeresis. Visão física macroscópica do efeito coroa: identificação de características fundamentais (fenómeno não linear, fenómeno auto-regulado); identificação dos fenómenos físicos macroscópicos subjacentes; interpretação física do diagrama carga-tensão (informação sobre: carga fornecida pelo gerador; carga no condutor; carga espacial; carga normal; carga induzida); identificação dos aspectos dinâmicos do efeito coroa.


1ª Aula Laboratório - Turno 3ªfeira

2 outubro 2018, 17:00 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Realização do 1º trabalho de laboratório"Caracterização do comportamento dieléctrico de intervalos de ar em regime alternado sinusoidal (50 Hz)".


Aula T5

2 outubro 2018, 14:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Dieléctricos gasosos: Análise da dependência dos parâmetros característicos da ionização do ar, relativamente à intensidade do campo eléctrico. Delimitação da zona de ionização em campos não uniformes. Avalanches de Townsend em campo eléctrico não uniforme. Disrupção parcial. Formulação matemática da condição para formação de avalanches auto-sustentadas em campo eléctrico com simetria cilíndrica circular. Campo eléctrico crítico e comprimento crítico das avalanches, sua determinação em geometria cilíndrica circular. Expressões empíricas para a determinação do campo eléctrico crítico em geometria cilíndrica circular. Campo eléctrico crítico de condutores reais. Factor de superfície. Tempo de atraso no estabelecimento de carga espacial. Campo eléctrico limiar de efeito coroa.


Aula P2

27 setembro 2018, 17:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Problemas 1-4 e 1-5.


Aula T4

27 setembro 2018, 14:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Dieléctricos gasosos: Experiência de Townsend. Avalanches electrónicas em campo eléctrico uniforme e estacionário. Electrões semente e electrões primários. Processos secundários de ionização. Electrões secundários. Definição de avalanches auto-sustentadas, sua formulação matemática. Influência da pressão e temperatura na disrupção dos gases e suas consequências para o projecto de Sistemas de Energia Eléctrica. Experiência de Pashen. Sua interpretação à luz Teoria Cinética dos Gases e mecanismos fundamentais das descargas nos gases.