Sumários

Aula T15

8 novembro 2012, 14:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Sobretensões de origem atmosférica: Caracterização física da descarga atmosférica e sua fenomenologia; detecção e medida de descargas atmosférica; caracterização da actividade ceráunica e sua distribuição geográfica; densidade de descargas ao solo¸ Caracterização da corrente de descarga: registos e análise crítica das formas adoptadas para apoio ao projecto de engenharia.


Aula de Laboratório - Turno 3ª feira

6 novembro 2012, 17:00 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Realização do 2º trabalho de laboratório "Caracterização do Comportamento Dieléctrico de Intervalos de Ar em Regime Impulsivo".


Aula T14

6 novembro 2012, 14:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Isoladores: Contaminação de isoladores: processos físicos de contaminação, corrente de fuga, influência da contaminação no processo de contornamento.

Sobretensões em Sistemas de Energia Eléctrica: Identificação das características fundamentais das sobretensões condicionantes do comportamento dos meios dieléctricos. Sobretensões temporárias, transitórias lentas e transitórias rápidas. Breve referência às suas origens e características, sua normalização.

Sobretensões de origem atmosférica: Identificação dos possíveis tipos de sobretensões de origem atmosférica: por acoplamento capacitivo com a nuvem, por incidência directa da descarga e por acoplamento indutivo com a descarga na vizinhança da linha (descargas indirectas); Identificação da relevância dos diferentes tipos de sobretensões; Identificação da metodologia de determinação de sobretensões atmosféricas em sistemas de energia eléctrica; Efeitos das descargas atmosféricas; medidas de precaução.


7ª Aula - Turnos 3ªfeira e 5ªfeira

30 outubro 2012, 17:00 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Resolução dos problemas 2.13, 2.14, 3.1 e 3.2.


Aula T13

30 outubro 2012, 14:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Isoladores: Classificação e função dos isoladores. Conceitos fundamentais: tensão de contornamento; tensão de perfuração; factor de segurança; linha de fuga. Acessórios das cadeias de isoladores. Repartição da tensão ao longo da cadeia de isoladores.